Com intuito de demonstrar dinamismo e compromisso com o futuro, a KPMG anunciou, neste ano, o interesse em realizar o reposicionamento da marca. Prestadora de serviços de Auditoria, Consultoria e Consultoria Tributária , a empresa possui mais de 150 anos de atuação no mercado mundial.
As interações com os stakeholders, o aprendizado constante e a capacidade de transformar insights em oportunidades são destacadas nessa transição corporativa. Para o presidente da KPMG no Brasil e na América do Sul, Charles Krieck, a identidade de uma marca não é algo que se cria da noite para o dia, mas algo que se constrói ao longo dos anos.
O empresário explica que a marca está vinculada à reputação de uma empresa e à forma como esta interage com seus stakeholders. Dessa maneira, ela é considerada um ativo e uma alavanca estratégica, impulsionadora da confiança e do crescimento.
"O nosso reposicionamento global de marca faz parte de uma evolução natural do que nós já temos feito ao longo dos anos na KPMG. É uma transformação, sim, mas sem um sentido de ruptura; ao contrário: essa transformação é resultante de mais de 150 anos de legado, de história, de protagonismo, de liderança" Charles Krieck, Presidente da KPMG Brasil.
Com o rebranding, o intuito é reavaliar nossas ações para constantemente transformar conhecimentos em valor. Com isso, a marca busca traduzir a retroalimentação e a capacidade de gerar oportunidades a partir de insights, que por sua vez, são respaldados pelos propósitos e valores da KPMG.
“Para você transformar insights em oportunidades, é necessário sempre estar aberto a aprender e a compartilhar o conhecimento adquirido”, pontua o presidente. Krieck também indica que o reposicionamento não se resume apenas a uma mensagem ou a uma nova identidade visual. Na verdade, essa transformação proposta pela KPMG vai muito além desses pontos e só é percebida pela atitude de seus profissionais perante clientes e mercado.
Para a KPMG, a marca é o ativo mais valioso e é um dos principais motivos pelos quais os clientes escolhem trabalhar com a empresa. Sendo assim, esse reposicionamento vem como resultado de uma série de ações tomadas que culminam na necessidade de reforçar o poder da marca.
“Queremos reforçar nossa imagem de empresa inovadora, proficiente em tecnologia e preparada para conduzir grandes projetos de transformação. Sabemos que a qualidade de nosso pessoal é o principal fator de escolha de nossos clientes e precisamos nos posicionar de maneira eficaz à medida que a competição por talentos aumenta. Do ponto de vista da aparência, temos a preocupação com a modernização primeiramente para a era digital e para os dispositivos móveis”, indica.
Cuidado com as pessoas
Com a missão de construir uma KPMG melhor a cada dia, a empresa também ressalta a importância das pessoas dentro do ambiente corporativo. "O intuito é permitir que as pessoas se desenvolvam ao máximo dentro da KPMG: serem quem são, compartilharem conhecimento. É assim que nós criamos um ecossistema capaz de entregar o melhor para os clientes, o mercado e a sociedade", destaca Krieck.
Esse cuidado em especial com os colaboradores, clientes e fornecedores trouxe destaque para a KPMG. No mês de maio, a empresa foi premiada na pesquisa Ethos/Época, responsável por fazer o levantamento sobre diversidade e inclusão nas empresas. Ao todo, 169 corporações participaram da análise.
“Quando, na nossa organização, nós treinamos um profissional, não queremos apenas que ele atue com excelência: queremos que ele se torne capaz de transformar aqueles insights em oportunidades. E esse conceito ‘é hora de transformar insights em oportunidades’ sintetiza muito bem um dos nossos pilares. O sucesso é um dos resultados que alcançamos, mas não constitui um fim em si mesmo: os insights que cada um de nós recebe geram oportunidades para nós mesmos, e os insights que compartilhamos geram oportunidades para os outros”, reforça.
Inteligência, clareza e confiança
Para Krieck, o reposicionamento global de marca da KPMG traz em sua essência uma mensagem de movimento e dinamismo. “Suas cores vivas transmitem esse vigor que nós aplicamos em nosso dia a dia. Somos inquietos, não acomodados; não nos falta dinamismo para aprender e mudar”, contextualiza.
Dessa maneira, a identidade visual renovada reforça a herança da empresa e, ao mesmo tempo, sinaliza a sinergia da marca com a evolução orientada pela tecnologia, inovação e constantes mudanças.
"Como o reposicionamento abrange múltiplos aspectos, ele não poderia deixar de afetar o nosso tom de voz. Três princípios definem a nossa voz: Inteligência, Clareza e Confiança. Estes princípios devem estar incorporados às palavras que escolhemos, às frases que construímos e ao conteúdo que divulgamos" finaliza Krieck.
Matéria escrita pela jornalista Gabriella Collodetti