Escola Eleva aposta em projeto para fomentar aspectos socioemocionais

Intitulado de Buddy, iniciativa acontece quando os veteranos da instituição recebem e acolhem os novatos e, juntos, trabalham a empatia e desenvolvimento moral

Apresentado por  
postado em 06/03/2023 16:06
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Brasileira, bilíngue e com aulas em tempo integral, a escola Eleva acredita em uma educação baseada na inteligência socioemocional e na cidadania global. Por essa razão, a instituição criou o Projeto Buddy, que seleciona alguns estudantes que serão responsáveis por recepcionar novos colegas e, também, por organizar um tour guiado pelos 15 mil m² de área escolar. Segundo o corpo docente, a iniciativa foi adotada para despertar a empatia e a sociabilidade nos alunos da rede tem gerado grandes resultados e ajudado a construir amizades.

De modo geral, o Buddy surgiu com o intuito de fazer com que todos se sintam bem-vindos ao colégio. Para Ana Carolina Palmeirão, psicóloga da Eleva, a ação oportuniza que os antigos alunos interajam com os que estão chegando na casa. A profissional ressalta a importância desta mobilização para facilitar o primeiro dia de aula de um estudante que vem de fora e que não conhece ninguém no novo ambiente escolar. “O projeto surgiu do desejo de que todo aluno se sinta acolhido e especial”, explica.

Criado também para fortalecer uma das preocupações da Eleva, que é a preparação de cidadãos para atuar globalmente, a escola busca fomentar a capacidade dos seus alunos em se relacionar com outras pessoas. “Saber se colocar no lugar do outro é parte fundamental para o desenvolvimento moral que tanto investimos em nossos alunos”, afirma a psicóloga.

(foto: Divulgação)

Com esses pilares trabalhados com o Buddy, o aluno desenvolve empatia, reconhece suas emoções nas relações, aprende a se autorregular e a ouvir diferentes pontos de vista. “Interessado no outro, trata todos com respeito. Além disso, esse aluno aprende a divergir e a complementar ideias em vez de abafar ou suprimir opiniões divergentes”, comenta.

Segundo Ana Carolina, o Buddy também é útil e necessário para apresentar o modelo de aprendizado e ensino da instituição, além de ser uma forma lúdica de conseguir estímulos pedagógicos. Por essas razões, o projeto tem se tornado um espaço de conforto e segurança para as crianças.

“Percebemos em nossa escola que, ao promover espaços de receptividade e amparo, além de contribuir para a sociabilidade, também vemos os nossos alunos desenvolvendo outras habilidades essenciais, através do exemplo e da edificação de valores e princípios”, indica a diretora pedagógica, Isabella Sá.

De acordo com a pedagoga, a Eleva tem como missão formar uma geração que seja capaz de fazer diferença em suas vidas e contribuir para um mundo melhor. Para isso, a instituição apoia o aprendizado em quatro pilares: excelência acadêmica; habilidades socioemocionais; cidadania global; e criatividade.

  • Divulgação
  • Divulgação

Escola Eleva

A Escola Eleva faz parte do Inspired Education Group, um dos maiores e mais inovadores grupos de educação no mundo, com mais de 80 escolas premium em cinco continentes, que oferece excelência em educação para mais de 70 mil estudantes de 1 a 18 anos.

(foto: Divulgação)

A escola oferece um currículo pedagógico que tem o objetivo de formar cidadãos completos que, além das habilidades socioemocionais e acadêmicas, desenvolvam valores democráticos, empreendedorismo social, cidadania digital, e entendam seu papel dentro da sociedade.

Presente em Brasília, no Rio de Janeiro, em Recife e, em breve, em São Paulo, a instituição foca a excelência acadêmica, o bilinguismo e a ética para a comunidade escolar.

Matéria escrita pela jornalista Gabriella Collodetti

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação