Originalidade e contemporaneidade. Falar do Brasília Shopping é falar de Brasília. O centro de compras traduz a identidade brasiliense, desde a sua ousadia estética a suas concepções inovadoras. Prestes a completar 25 anos, seu legado vai além de seu importante papel econômico para a cidade e consolida-se como catalisador de cultura, moda e gastronomia.
O formato meia lua, incomum para um shopping, materializa sua essência: a inovação. Inaugurado em 1997, o projeto arquitetônico, que se integra perfeitamente às curvas de Niemeyer, foi o primeiro do arquiteto Ruy Ohtake na capital. Considerado um monumento, o empreendimento está no coração da cidade: ao lado do Setor Hoteleiro Norte e próximo ao Estádio Nacional Mané Garrincha.
São mais de 150 lojas comerciais, além de escritórios e consultórios, que o faz ser conhecido pelo mix variado de lojas e por oferecer facilidades para o dia a dia, como lavanderia e conserto de sapatos e celulares. Além disso, coloca à disposição do seu público um gourmet center com diversas opções gastronômicas, que vão de conhecidas redes de fast food a restaurantes conceituados. Pela localização privilegiada e seu conceito agregador, o shopping é porta de entrada para novas marcas de prestígio que chegam na cidade, como é o caso dos restaurantes Coco Bambu, Vasto e o Cantón Peruvian & Chinese.
O shopping sempre se preocupou em colocar seu público em contato com experiências arrojadas, conectadas a tendências mundiais: eventos emblemáticos, ações e operações comerciais que trouxeram ao brasiliense referências fashion, artísticas e gastronômicas locais e nacionais.
Já nos primeiros anos após sua inauguração, o shopping deu um passo importante para inserir a cidade no circuito de moda ao promover o Prêmio de Moda. Em três edições, o evento teve um time de experts à frente da curadoria: Cristina Franco, Marisa de Macedo Soares, Paula Santana e Márcia Rocha. Nomes importantes da cena fashion nacional marcaram presença na premiação: Dudu Bertholini, Fause Haten, Oskar Metsavaht, Erika Palomino, Jun Nakao e Lino Villaventura. Uma das edições contou ainda com uma marcante performance teatral feita pelo Coletivo Irmãos Guimarães.
Outro marco para a capital, foi o Vogue Fashion Night’s Out, um dos eventos de moda mais prestigiados do mundo. Desde 2017, o centro de compras é palco de palestras, trend talks e desfiles com grandes nomes, como a jornalista econsultora de moda Gloria Kalil, a apresentadora e modelo Adriane Galisteu e o idealizador e diretor criativo do São Paulo Fashion Week Paulo Borges. Em 2022, o Brasília recebe além de mais uma edição do VFNO, o evento Vogue Sua Idade.
A arte também move o Brasília e está presente em muitas de suas ações. “Eu te Amo”, uma exposição de Kazuo Okubo para o Dia dos Namorados de 2011 reuniu fotos de 27 casais feitas em estúdio e em pontos turísticos da capital. As belas imagens da mostra viraram uma coleção de cartões postais, que foi dada aos clientes. Outros projetos, como o Ciclo de Arte e A Casa Experimente Brasília, contribuíram para a produção artística da cidade ao promoverem o diálogo entre artistas, criativos e entusiastas das artes. Este ano, a exposição Conexão 22 homenageou o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 com uma proposta interativa e oficinas de arte temáticas.
Além dos corredores do mall, a expressão artística também tem espaço no Teatro Brasília Shopping, que há mais de 10 anos fomenta a cultura na cidade. Com uma programação contínua e diversificada, o local abriga iniciativas que estimulam o conhecimento, a criatividade, a inclusão e a cidadania. Espetáculos de teatro, música, dança, palestras e capacitações passaram pelo espaço que possui capacidade para 100 lugares e estrutura técnica de qualidade.
Um dos projetos mais queridos pelos brasilienses, o Mercadinho do Brasília foi pensado para apoiar produtores locais ao aproximá-los de seus clientes. Já para o público, a feirinha gourmet propõe uma relação mais afetiva com a comida. O shopping foi pioneiro ao promover uma iniciativa nesse formato e ressignificou o dia de feira ao oferecer, além de iguarias deliciosas, música e atividades gastronômicas. Chefs de renome nacional, como Claude Troisgros, Rita Lobo e Érick Jacquin marcaram presença no evento, que sempre atrai um público apaixonado por gastronomia. Nos moldes do Mercadinho, nasceu o Brasília Doce, evento focado apenas em guloseimas produzidas por doceiros locais.
No centro de compras, os cachorros não são só bem-vindos como também ganharam um evento só para eles. Em duas edições, o “Eu Amo Meu Cão” trouxe atividades, como desfile e estação para retirada do RG PET. A ativista Luisa Mell e o especialista em comportamento animal Alexandre Rossi estiveram presentes para bate-papos especiais com os petlovers.
Em seu aniversário, o centro de compras homenageia a cidade com peças de cinco jovens artistas brasilienses que trazem um novo olhar sobre a capital. A campanha traduz a mistura de brasilidade que é Brasília e sua acolhida a essa diversidade, conceitos que estão no DNA do shopping. Por meio da arquitetura, fotografia, música e colagem, Gabriela Bilá, Joana França, Diego Bresani, Naiara Pontes e Ramiro Gala reinterpretam sua cidade.
A data será celebrada com arte, música e gastronomia em estrutura montada em um lugar inusitado: o rooftop do empreendimento. De 20 de abril a 21 de maio, uma exibição artística contará a história do shopping, que se entrelaça com a da própria cidade, e incluirá uma retrospectiva de eventos que marcaram Brasília, Ruy Ohtake e o processo de produção das peças da campanha de aniversário.
Ao longo desses 25 anos, o Brasília Shopping vem construindo um legado contínuo que está em constante renovação e reflete a contemporaneidade e o dinamismo da capital e, assim, se consolida como um lugar que congrega moda, gastronomia, cultura e bem viver. Ousado e cosmopolita como o brasiliense, o Brasília é de Brasília.