No dia 21 de abril, Brasília comemora 62 anos. Junto com o seu nascimento, muitos empresários, assim como Juscelino Kubitschek, em 1960, viram na região um lugar especial para criarem os seus empreendimentos. O engenheiro civil Osório Adriano Filho teve a mesma visão quando acreditou e apostou no crescimento da cidade recém inaugurada, fundando a Brasal na capital do Brasil.
Desde o início da criação de Brasília, Osório Filho foi um grande incentivador da organização do meio empresarial, participando da fundação de várias instituições locais. Mas foi em 1963 que enfim nasceu a Brasal, a princípio, uma pequena empresa de serviços autorizados de uma marca de veículos. Hoje, um dos maiores grupos empresariais do Centro-Oeste.
Com Brasília ainda em seu início, a Brasal teve algumas dificuldades ao escolher o SIA como ponto de partida. Na época, o local possuía pouquíssimo movimento, além da infraestrutura precária e algumas turbulências políticas, como as que ocorreram em 1964, no Brasil. A falta de mão de obra local também era uma grande preocupação para a empresa que, anos depois, é reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar no país, segundo avaliações recorrentes da consultoria Great Place to Work. Em 2021, inclusive, uma de suas empresas, a Brasal Refrigerantes, foi reconhecida como o lugar mais incrível para trabalhar no Brasil, segundo a FIA/UOL.
A Brasal atua nos segmentos de distribuição de bebidas, incorporação e construção imobiliária, revenda de veículos, comercialização de combustíveis, geração de energia limpa e renovável e atividade pecuária, contando com mais de três mil e setecentos colaboradores. “Além do escopo de negócios, a Brasal está sempre presente em eventos culturais e esportivos, proporcionando lazer e qualidade de vida nas comunidades que atua. Ciente de sua força transformadora, fundou recentemente o Instituto Mais Brasal com o propósito de estimular realizações e promover a inclusão social, afirma Wendell Queiroz, diretor financeiro corporativo do grupo.
Brasal e Brasília juntas desde o início
A Brasal contribui para o crescimento de Brasília desde a sua criação, indo muito além da geração de empregos e pagamento de impostos, mas se tornando referência nos segmentos em que atua, colocando a cidade em um cenário positivo na produção nacional. Sua bem sucedida trajetória na capital está prestes a completar seis décadas e, hoje, além de sua sede no Distrito Federal, está presente em outros três estados: Goiás, Minas Gerais e Tocantins.
“O espírito empreendedor de Osório Adriano Filho, fundador da Brasal, foi incorporado à gestão do grupo e ao modo de agir de seus colaboradores. Um inconformismo produtivo em permanente busca pelo novo, pela excelência”, declara o diretor financeiro corporativo, Wendell Queiroz.
Matéria escrita pelo jornalista Suzanny Costa