Em entrevista ao Correio Braziliense, Raquel Costa, superintendente de Ramos Elementares da seguradora, fala sobre o que os consumidores podem esperar do produto.
A Bradesco Seguros lança nova segmentação para o Bradesco Seguro Equipamentos. A novidade faz parte da estratégia da companhia de inovar a partir da necessidade do cliente, o chamado “clientecentrismo”. O objetivo é melhorar a experiência de cada consumidor com coberturas, serviços e assistências completas e personalizáveis.
A partir de agora, esse tipo de seguro passa a contar com proteções elaboradas especificamente para cada perfil de equipamento, bem como necessidades do proprietário. A proteção contempla desde equipamentos eletrônicos e hospitalares, máquinas agrícolas até instrumentos musicais, por exemplo. Os nichos com novidades em coberturas são os de construção civil, áreas industrial e comercial, equipamentos portáteis, médicos, estético, veterinário, musical, agrícola e florestal.
Quais são as principais novidades e diferenciais da nova segmentação de equipamentos da Bradesco Seguros?
Com a segmentação, o produto será mais personalizado e completo, garantindo a melhor proteção para o patrimônio de nossos clientes, conforme suas necessidades específicas. Os principais diferenciais da segmentação são a readequação das cláusulas e coberturas personalizadas de acordo com o segmento do equipamento; além de roubo e furto qualificado, que se tornaram uma cobertura acessória para todos os segmentos. Já os segmentos Portáteis e Musicais contam com nova cobertura acessória: danos por líquido.
Outra novidade dessa nova cobertura de Equipamentos é o segurado poder escolher cobertura em “Local determinado” ou “Território Nacional”. Não há mais necessidade de informar se o equipamento é móvel ou estacionário.
Dê exemplos de coberturas básicas e adicionais do seguro de equipamentos
O seguro prevê cobertura contra possíveis acidentes, danos de causa externa causados aos equipamentos, sejam eles de origem mecânica, física, elétrica seja também contra roubo, furto, entre outros. Nossa Cobertura Básica é bem abrangente, amparando acidentes, avarias, perdas e danos materiais de origem súbita, imprevista e acidental ao equipamento segurado, além de danos de causa externa. Entre as principais causas acidentais de origem externa cobertas pelo seguro, podemos destacar: Incêndio, Raio, Explosão, Alagamento, Inundação e Vendaval.
Além disso, de forma geral, o seguro oferece possibilidade de amparo a danos causados a terceiros pelo equipamento segurado, por meio da contratação da cobertura acessória de RC Equipamentos, opção da cobertura para Perda Pagamento de Aluguel. Em caso de sinistro coberto, essa cobertura ampara o prejuízo sofrido pelo equipamento segurado, em função da perda financeira do aluguel do equipamento sinistrado, ou em função do valor a ser pago pelo aluguel de outro equipamento para suprir a ausência do equipamento sinistrado. Destaque, também, para a cobertura de Danos Elétricos
A nova segmentação cobre equipamentos usados?
Sim, nosso seguro não é direcionado exclusivamente para equipamentos novos. Cerca de 42% da nossa carteira de equipamentos possui idade de fabricação superior a três anos de uso. O limite de idade varia de acordo com o tipo de segmento e equipamento.
Dê exemplos de equipamentos segurados pela cobertura.
Entre os equipamentos mais procurados e comercializados neste segmento podemos destacar equipamentos agrícolas, máquinas industriais, computadores de escritórios, estéticos, eletroportáteis como notebook. Hoje, nós temos uma cobertura, por exemplo, para dano causado por líquido derramado sobre um notebook, um tablet. Criamos coberturas específicas para equipamentos eletroportáteis. Se há um acidente, e o consumidor for trocar a placa do computador, por exemplo, o custo médio desse tipo de reparação terá um valor bem maior do que o do prêmio do seguro.
Qual o custo médio de um seguro para equipamentos?
O custo do seguro possui relação direta com o tipo de equipamento, valor e idade de fabricação. Em média, o custo do seguro, considerando toda a nossa carteira, fica entre 1,2% e 2% do valor do equipamento.
Trata-se de uma boa abertura para o mercado de seguros? Como qualificaria essa inovação no ramo de equipamentos da Bradesco Seguros?
Criamos um produto de mais fácil oferta e contratação para o corretor, que consegue ter uma comunicação mais personalizada com os nossos clientes, mais ajustado e simples, com um preço mais assertivo em relação ao custo do equipamento.