Escolher uma escola de qualidade para os filhos é um momento importante, afinal, a decisão influenciará em grande parte do futuro dessa criança. A metodologia, localidade, grade curricular, aprendizagem mediada por tecnologia, o espaço de aprendizagem, corpo docente preparado para os desafios contemporâneos e alimentação são alguns dos pontos mais importantes na hora de definir onde o seu filho irá estudar.
Para a advogada Karla Rodrigues de Almeida, o contato com a natureza, as refeições oferecidas e acompanhadas pela nutricionista, a carga horária estendida, os espaços divididos de acordo com cada faixa etária, a aula de produção textual e a oferta da educação integral foram primordiais para a escolha da escola do Inácio Caetano, de 9 anos, estudante do 5º ano do Ensino Fundamental.
Sediada em Águas Claras, a escola iniciou as suas atividades em 2002 e, há 20 anos, segue com um sólido projeto pedagógico e com o preparo do aluno para o exercício da cidadania. “As nossas práticas utilizam metodologias onde o estudante é o protagonista de suas descobertas. Esse cuidado com o ensino pautado em vivências é desejado pelos alunos, corpo pedagógico e famílias parceiras. São aprendizagens inesquecíveis”, afirma Niara Borges, diretora pedagógica da escola Arara Azul.
A Escola oferece um espaço de 25.000m2, rico em fauna e flora, sendo um grande gerador de conhecimento e experiências. Nele, os alunos interagem, argumentam e registram os seus significados para que as descobertas ocorram de forma adequada, ganhando mais autonomia em suas escolhas. Além disso, o estímulo à compreensão do ecossistema acontece por meio de uma abordagem sustentável, tornando o momento de aprendizagem uma experiência consciente.
Atualmente, a escola Arara Azul oferece os segmentos: Educação Infantil (4 meses a 5 anos) e o Ensino Fundamental Anos Iniciais, com turmas parciais em horários estendidos e turmas integrais. “Consolidamos, ao longo dos anos, uma marca referenciada pela excelência acadêmica na primeira infância e há 4 anos estendemos nossa proposta pedagógica para o Ensino Fundamental com projetos diversificados e material didático que integra as competências da BNCC, tecnologia e vivências.” explica Niara.
Nativos Digitais e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Em 2022, a escola Arara Azul inicia os projetos pedagógicos abordando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por meio de metodologias ativas os alunos irão gerar ideias, propor soluções, debater sobre problemas globais, de maneira a refletir sobre o nosso papel, enquanto indivíduos, membros de uma equipe e cidadãos responsáveis, para a transformação do mundo em um lugar melhor para vivermos.
As ODS têm como objetivo desenvolver competências que capacitem as pessoas a refletirem sobre as próprias ações, tendo em conta seus impactos sociais, culturais, econômicos e ambientais atuais e futuros, a partir de uma perspectiva local e global. Os indivíduos também devem ser empoderados para agir em situações complexas de forma sustentável, o que pode levá-los a adotar novas direções.
Alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo global à ação para acabar com situações como a pobreza, a degradação do meio ambiente e o clima, além de garantir as pessoas, em todos os lugares, desfrutar de qualidade de vida. A metodologia será trabalhada em todo o ensino fundamental, afim de garantir esse olhar desde a infância.