Artigo

2024: um ano de oportunidades

O planejamento de 2025 prevê a criação do Centro de Educação Profissional Referência em Economia Criativa, no Setor Comercial Sul, e a modernização integral do Senac no Gama, além da abertura de três novos polos em Planaltina, Paranoá e Samambaia

» José Aparecido da Costa Freire — Presidente do Sistema Fecomércio-DF e do Conselho Regional do Senac-DF

»Vítor de Abreu Corrêa — Diretor-regional do Senac-DF

Se existe algo em que acreditamos, verdadeiramente, é no poder transformador da educação para o trabalho. Ela abre portas e nos coloca em direção a um futuro mais promissor. No Distrito Federal, temos um exemplo concreto desse impacto a partir do novo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Administração do DF, que está nascendo.

Em 2024, o Senac-DF mostrou que a educação profissional e tecnológica pode muito mais. O foco no tripé — emprego, cidadania e inovação — materializou-se em ações voltadas, por exemplo, para a juventude brasiliense, com mais de 7,3 mil matriculados nos programas Jovem Aprendiz e, em parceria com a Secretaria de Educação do DF e a Câmara Legislativa, técnico no ensino médio.

Podemos destacar ainda a inauguração do Café Escola Senac Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes, patrimônio cultural que, agora, une educação ao turismo e à gastronomia no coração de Brasília. Sob gestão do Senac-DF, em parceria com a Secretaria de Turismo do DF, contou mais de 85 mil pessoas que visitaram o local. Lá, os alunos desenvolvem prática supervisionada em cozinha e salão, sob a orientação de profissionais experientes.

Outro destaque foi o programa Geração Pro, em parceria com a L'Oréal Produtos Profissionais. Inicialmente direcionado para pessoas em situação de vulnerabilidade, a formação em cabeleireiro no mais novo polo de beleza do Senac-DF, no Shopping Conjunto Nacional, já formou três turmas, e representa o primeiro passo rumo à autonomia financeira e à superação de desigualdades, a partir da atuação neste exigente setor.

Um divisor de águas para o segmento de saúde foi o programa Profissão Saúde, em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF. Os cursos para enfermeiros e técnicos em enfermagem bateram recordes de inscrições e visam aperfeiçoar os conhecimentos práticos desses profissionais para o sonhado primeiro emprego na área.

Para ampliar e facilitar o acesso, o Senac-DF reabriu os polos em Santa Maria, destinado à formação em gastronomia, e no Pátio Brasil Shopping. Além disso, lançou um novo Portal e inaugurou a Central de Matrículas da Rodoviária do Plano Piloto, tornando mais simples e acessível a inscrição em cursos, virtual ou presencialmente.

A política de bolsas e de descontos continuou como prioridade, fazendo o Senac-DF chegar a 29.230 alunos matriculados em 2024, totalizando mais 7,8 milhões de horas-aula realizadas, incluindo no ensino superior pela FacSenac. Esses números somados ao modelo de ensino próprio do Senac, no qual o aluno aprende fazendo e há foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, são chave para a geração de oportunidades.

Aliás, no Senac-DF, não há mais salas de aula convencionais, com quadro branco e carteiras, e, sim, ambientes pedagógicos inovadores e laboratórios temáticos, com equipamentos de última geração, para formação em beleza e cuidado pessoal; design e economia criativa; gastronomia e turismo; gestão de empresas e negócios; moda e costura; saúde, massagem e estética; segurança no trabalho; e tecnologia e games.

Sempre em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) e seus sindicatos empresariais, o Senac-DF vivenciou um ano de 2024 com muitos avanços. E almeja voos mais altos para 2025, com a implantação de mais um programa, o Inclui Senac: empregabilidade para pessoas com deficiência.

O planejamento de 2025 prevê a criação do Centro de Educação Profissional Referência em Economia Criativa, no Setor Comercial Sul, e a modernização integral do Senac no Gama, além da abertura de três novos polos em Planaltina, Paranoá e Samambaia. E ainda: a aquisição de unidade própria na maior região administrativa do DF, a Ceilândia.

A missão do Senac-DF é clara: ser um dos motores para o desenvolvimento socioeconômico da capital da República. Os resultados de 2024 mostram que isso não é uma intenção, mas uma realidade. Olhando para trás, é inspirador ver como a educação profissional e tecnológica gera oportunidades. Olhando para frente, ficamos absolutamente animados com as possibilidades de um futuro ainda mais transformador.

E você, já pensou no impacto que a educação para o trabalho pode ter em sua vida ou na vida de quem está ao seu redor? Se ainda não, talvez seja hora de dar esse primeiro passo.

José Aparecido da Costa Freire e Vítor de Abreu Corrêa - Opinião
postado em 06/01/2025 06:00 / atualizado em 06/01/2025 14:59
x