Música

Artigo: Barato total 

Há um ano, Gal Costa deixou um imenso vazio no universo da música popular brasileira. A eterna estrela está sendo homenageada por Gilberto Gil com uma nova versão de Barato total, composição dele, gravada por ela no LP Cantar, de 1974

Ao partir para outra dimensão, há um ano, Gal Costa deixou um imenso vazio no universo da música popular brasileira. Constato isso, entre outras coisas, a cada audição do Fa-Tal, o álbum com o registro do antológico show que assisti em 1972, no Teatro Tereza Rachel, em Copacabana, na primeira vez que estive no Rio de Janeiro.

Eu, recém-diplomado em jornalismo pela UnB, vivia uma fase de muitas descobertas. No verão daquele ano o Rio fervilhava artisticamente. No mesmo Tereza Rachel — hoje, a sala de espetáculo do Teatro Claro — Novos Baianos, que acabara de chegar àquela cidade, se apresentava na chamada sessão maldita, à meia-noite.

No Teatro da Praia, Maria Bethânia brilhava com o inesquecível Rosa dos Ventos; enquanto na boate Mr. Pujol, chamava a atenção o musical Dizi Croquettes, anunciado como A força do macho e a graça da fêmea, protagonizado pelo coletivo de jovens cantores, atores e dançarinos, liderado pelo bailarino e coreógrafo norte-americano Leni Dalle.

Voltando à Gal, a eterna estrela está sendo homenageada por Gilberto Gil com uma nova versão de Barato total, composição dele, gravada por ela no LP Cantar, de 1974, cedida pela Universal Music. A canção, agora, é o quarto e último clipe, que traz a voz original da cantora, no projeto Rádio Bita Especial. Os anteriores Gil revisitou Palco (fevereiro), Andar com fé (maio) e Realce (agosto). Todos podem ser acessados nas plataformas digitais.

Em Barato total, o personagem de Gil passa por vários desafios ao lado de Bita e da turminha formada pelas crianças Lila, Lam e Tito, sempre com bom humor. Segundo o compositor, à época da gravação de Barato total, uma das coisas que mais chamou a atenção de Gal foi a subjetividade da música em relação ao tempo e às emoções. Não custa lembrar que naquele período o país vivia sob o jugo da ditadura militar.

Historicamente, Gil e Gal tiveram trajetórias paralelas. Em 1964, ao lado de Caetano Veloso e Maria Bethânia, eles fizeram o show semanal Nós por exemplo, no Teatro Vila Velha, em Salvador. Logo em seguida Bethânia desgarrou do grupo e fez sua estreia nacional no Rio de Janeiro com o mítico Opinião.

Gal, Caetano e Gil foram "descobertos" nacionalmente após participar dos festivais da Record. Ela em 1979, ao defender Divino maravilhoso; e eles no ano anterior, quando classificaram Domingo no palco e Alegria alegria, em terceiro e quarto lugar, respectivamente.

Os três estariam juntos novamente na Tropicália, movimento libertário e revolucionário, no qual, musicalmente, promoviam a fusão de elementos da MPB e do pop rock internacional. Quando os companheiros foram impelidos ao exílio, pelo ditador de plantão, ela manteve-se no Brasil, na condição de representante do legado deles. Após Caetano e Gil retornarem de Londres, onde estiveram radicados por dois anos, Gal manteve-se como intérpretes preferencial deles. São incontáveis as canções deles, gravadas por ela, ou cantadas nos muitos shows que apresentou ao longo da carreira.

Em 1976 eles se juntaram a Caetano e Bethânia no memorável concerto Doces Bárbaros que empreendeu excursão pelo Brasil e foi visto aqui na capital em 19 de outubro daquele ano, no Ginásio Nilson Nelson. Anteriormente a voz cristalina da cantora pôde ser apreciada em Índia, no teatro da Escola Parque; no Gal Tropical, na Piscina Coberta — hoje Ginásio Cláudio Coutinho.

Tanto ela quanto ele voltaram à cidade inúmeras vezes. Por último, o cantor subiu ao palco do auditório master do Centro de Convenções UIlyses Guimarães, em 23 e 24 de setembro de 2022, com o show da turnê Gilberto Gil In Concert, que havia feito antes em países da Europa.

Gal se despediu dos brasilienses em 7 de agosto de 2022 com uma apresentação no Eixo Ibero-Americano, pelo Festival CoMA — Consciência, Música e Arte, quando homenageou Milton Nascimento com o show Várias pontas de uma estrela. Um dia antes, ao entrevistá-la pela última vez, percebi que a eterna estrela mostrava-se feliz por constatar que os jovens voltaram a prestigiá-la e aplaudí-la — como,na juventude, emocionado, o fiz em Fa-Tal.

 


Mais Lidas