EDITORIAL

Visão do Correio: Aposta e alerta para a Black Friday

É importante lembrar que, com a Black Friday e os preços convidativos, é crescente o número de golpes registrados durante essa época

Falta pouco mais de um mês para uma das datas mais esperadas do varejo brasileiro. A Black Friday 2023 será em 24 de novembro. Ao que parece, será um bom mês para os comerciantes. Estudo detectou que 86% dos consumidores têm o hábito de gastar durante esse período, e seis em cada 10 pessoas já têm certeza de que realizarão suas compras este ano. Além disso, metade dos respondentes disseram que, mesmo quando afirmam que não comprarão na Black Friday, acabam cedendo aos impulsos e adquirindo um ou outro produto. O levantamento “A Black além da Black”, realizado pela MindMiners em parceria com a Spark, contou com 2 mil entrevistados de todo o Brasil que afirmaram ter conhecimento sobre a data comercial, sendo que a maioria se revelou como consumidor da Black Friday.

Entre os produtos mais vendidos durante a liquidação, estão entre os top 5: equipamentos eletrônicos (58%), vestuário e acessórios (56%), eletrodomésticos (43%), beleza e cuidados pessoais (40%) e livros (31%). Nenhuma surpresa a liderança manter-se firme nos últimos anos.

Um dos aspectos que talvez seja diferente dos anos anteriores é o papel dos influenciadores no sucesso ou fracasso da Black Friday. Segundo a pesquisa, 64% das pessoas que seguem influenciadores depositam um alto nível de confiança neles, e 73% sempre procuram investigar mais sobre produtos ou marcas depois que são recomendados por um influenciador. No decorrer do ano, 58% dos seguidores disseram ter comprado algum produto ou serviço por influência. Não é à toa que parte desses influenciadores ganham rios de dinheiro fazendo “publi”, como eles dizem, de produtos de grandes marcas.

O levantamento mostra também que os brasileiros, além de bons consumidores, estão alertas para os descontos e cashbacks, sendo os últimos adotados por muitas lojas, como supermercados e empresas de departamento. Oito em cada 10 respondentes afirmam gostar de pagamentos que oferecem cashback e acreditam que isso deveria ser aplicado de forma mais ampla pelas lojas que participam da Black Friday. Com relação aos descontos, 76% geralmente realizam uma pesquisa antes para identificar quais lojas estão com as ofertas mais atrativas durante a Black Friday.

Embora as expectativas sejam boas, é importante lembrar que, com a Black Friday e os preços convidativos, é crescente o número de golpes registrados durante essa época. Tanto aquele golpe de aumentar os preços dos produtos uns 10 dias antes para que, durante a liquidação, ele “desça” ao preço normal (o famoso “tudo pela metade do dobro”), como aquela forma de pressionar o consumidor alegando que restam poucas unidades ou que o desconto termina em uma hora.

No caso das compras pela internet (45% dos entrevistados preferem consumir em lojas on-line), são preciosas dicas como observar o cadeado ao final da página e, em caso de dúvida se o site é confiável, recorrer a estratégias como o “Reclame Aqui” ou ainda conversar com os amigos antes de comprar. O importante mesmo é não transformar a Black Friday na famosa "Black Fraude".

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