NULL
AGRONEGÓCIO

Artigo: Transformação digital e sustentabilidade estão em nosso DNA

Por quatro anos, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial se consolidou como agente indutor da transformação digital do setor produtivo nacional, atuando em diversas frentes

PRI-3108-OPINI -  (crédito: Maurenilson Freire)
PRI-3108-OPINI - (crédito: Maurenilson Freire)
postado em 31/08/2023 06:00

IGOR CALVET

O slogan da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial evoluiu. “ABDI: por uma indústria sustentável e digital”. Agora, sustentabilidade caminhará junto à agenda digital. À primeira vista, pode parecer apenas uma jogada de marketing. Afinal, ASG (Ambiental, Social e Governança) é a sigla mais comentada do momento. No entanto, essa mudança significa uma transição natural do nosso modo de trabalhar. Por quatro anos, a Agência se consolidou como agente indutor da transformação digital do setor produtivo nacional, atuando em diversas frentes: aplicação de tecnologias de ponta no agronegócio brasileiro, investimento na chamada saúde 4.0, utilização de redes privativas na indústria para validação do 5G, incentivo às cidades inteligentes, difusão de novas tecnologias, estímulo à segurança cibernética, aumento da conectividade e digitalização de pequenos negócios e de feirantes.

O aumento da produtividade, da competitividade e da lucratividade dos negócios brasileiros é combustível para as nossas atividades. E o incentivo ao impulsionamento tecnológico do nosso parque industrial, do nosso setor agrícola, dos serviços, da saúde, do varejo, da economia de modo geral, é essencial para se alcançar esse objetivo. Porém, ao longo da nossa jornada, fica cristalino que precisamos fazer uma associação com essas famosas três letrinhas de forma efetiva e consistente, para alcançarmos resultados ainda melhores. O setor produtivo nacional precisa dedicar tempo, dinheiro e pessoas no desenvolvimento de soluções que tragam ganhos ambientais, sociais e de governança. Sem essa tríade, não vamos dar o salto necessário para mudança de patamar.

E foi nesse sentido que elaboramos o próximo planejamento estratégico da ABDI, que dá sentido ao que já retornamos para a sociedade e ao que vamos entregar nos próximos anos. Projetos que juntam o digital, o tecnológico, o social, o ambiental e que têm a governança como um direcionador transversal. Como forma de exemplificar isso de maneira mais clara, nesta semana, nós lançamos o projeto MetaIndústria. Esse projeto congrega importantes empresas nacionais, muitas delas concorrentes naturais, em um objetivo comum, que pretende desenvolver uma estrutura industrial digitalizada, a partir do conceito metaverso, e impactar a produtividade da indústria brasileira. O MetaIndústria junta micro, pequenas, médias e grandes empresas, desenvolvedoras, fornecedoras e consumidoras de tecnologias da indústria 4.0. Todo o conhecimento adquirido nos 24 meses dessa empreitada será dividido com a sociedade. Ou seja, todo mundo ganha.

Em outra frente, em parceria com este Correio Braziliense, faremos hoje a terceira edição do Fórum Agro 4.0, quando apresentaremos resultados importantes dos nossos editais que incentivam a adoção e a difusão de tecnologias no agronegócio. Com os 22 projetos-piloto que selecionamos até agora, obtivemos resultados extremamente promissores, como 70% de redução no uso de herbicidas e de 23% no uso de fungicidas e de fertilizantes, 30% de economia em água e energia elétrica e, ainda, 30% de aumento médio na margem de lucro dos produtores pecuários. E, neste mês, lançamos o terceiro edital, que vai focar na gestão estratégica de dados referentes à agricultura, à pecuária e à agroindústria brasileiras.

Com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) trabalhamos num edital que visa à redução de plásticos em nossos rios, lagos e oceano. Ações assim, certamente, devolvem para a sociedade o investimento que é feito na ABDI, que tenho a honra de liderar. Com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), nesta sexta-feira, vamos celebrar grandes conquistas alcançadas com projetos que investiram na utilização de redes privativas, trazendo ganhos para o campo, para cidades, indústrias e sociedade de um modo geral.

Em janeiro, a ABDI completou 18 anos de existência. A Agência é reconhecidamente respeitada por suas entregas consistentes e seu trabalho de qualidade, desenvolvido por um time muito capacitado. Continuaremos trabalhando em prol do desenvolvimento do setor produtivo para que a indústria brasileira cresça, gere empregos qualificados e divisas para nosso país.

IGOR CALVET, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->