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Festival de Repentistas

Artigo: Disseminação cultural

O repente foi trazido para a nova capital na parca bagagem dos nordestinos, que se transformaram em candangos — os responsáveis por materializar o Plano Piloto, idealizado por Lucio Costa e o projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer

 21/11/1987. Crédito: F. Gualberto/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cantadores e repentistas durante o 13º Festival Nacional de Cantadores, Repentistas e Poetas Cordelistas, em frente a Casa do Cantador, na Ceilândia Sul.
      Caption  -  (crédito:  F. Gualberto/CB/D.A Press)
21/11/1987. Crédito: F. Gualberto/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cantadores e repentistas durante o 13º Festival Nacional de Cantadores, Repentistas e Poetas Cordelistas, em frente a Casa do Cantador, na Ceilândia Sul. Caption - (crédito: F. Gualberto/CB/D.A Press)
postado em 08/08/2023 06:00

A cultura popular que se espalha por vários recantos da capital do país tem em Ceilândia e na Candangolândia dois baluartes: a Casa do Cantador e Clube do Violeiro Caipira. De variadas formas, estas duas instituições, ao longo do tempo, têm contribuído para a disseminação e preservação no Distrito Federal de manifestações artísticas originárias do Brasil profundo.  

De quinta-feira a sábado, a Casa do Cantador volta a ser palco de mais uma edição do Festival Regional de Repentistas, que vem sendo realizado desde 1995. O repente foi trazido para a nova capital na parca bagagem dos nordestinos, que se transformaram em candangos— os responsáveis por materializar o Plano Piloto, idealizado por Lucio Costa e o projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer.

Produzido pelo grande Chico de Assis, o festival, com ampla programação, traz apresentação de repentistas — em solos e duplas —, teatro de mamulengo, literatura de cordel e um forró arretado.
O tradicional Clube do Violeiro Caipira, idealizado e presidido pelo violeiro, cantador, folião e produtor cultural Volmi Batista, está celebrando 30 anos de bons serviços prestados ao gênero musical originário do Brasil profundo.

Com afinco, a entidade tem atuado na formação de novos talentos, incentivando o aprendizado do instrumento e o estabelecimento de conexão com entidades ligadas à música caipira de outras regiões.
Um outro feito foi proporcionar a gravação de discos e a volta aos palcos de dois mestres do ofício, Zé Mulato Cassiano, agraciados com troféus em duas edições do Prêmio da Música Brasileira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

De sexta-feira a domingo próximo, o Clube do Violeiro, como faz há alguns anos, promove o Encontro de Violeiros e Violeiras de Brasília, na Praça dos Estados, na Candangolândia. Em destaque roda de prosa, oficinas, feira de artesanato e, claro, apresentação de violeiros e violeiras.

Quando se fala de instituições que atuam na ativação do desenvolvimento artístico na cidade, obviamente, tem que se fazer a devida e necessária referência/reverência ao Clube do Choro, instalado há quatro décadas em um prédio, também projetado por Oscar Niemeyer, no Eixo Monumental.
Ostentando o título de Patrimônio Imaterial da Cultura de Brasília, a entidade,sob a presidência de Henrique Lima Santos Filho, o Reco do Bandolim, atualmente, mantém diversificada programação musica: de rodas de choro, realizadas na área externa; e shows com artistas de diversas vertentes da MPB, no Espaço Cultural do Choro

A entidade atua ainda na formação de novos violonistas, bandolinistas, cavaquinistas, flautistas, saxofonistas, pandeiristas e percussionistas, entre alunos da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, unidade que funciona em anexo do Espaço Cultural de Choro.

IRLAM ROCHA LIMA

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