NULL
Educador

Artigo: Disciplina e limite na medida certa

Içami Tiba, falecido aos 74 anos, pertence àquela pequena elite de seres, cuja a missão singular no planeta é resgatar o humano do ser das pessoas, possibilitando seu desenvolvimento integral e harmonioso com o mundo em volta

Içami Tiba -  (crédito: Reprodução/ Arquivo)
Içami Tiba - (crédito: Reprodução/ Arquivo)
postado em 11/06/2023 06:01

"A vida é generosa, a cada sala que se vive, descobrem-se tantas outras portas. E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas. Mas a vida também pode ser dura e severa. Se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela frente. É a repetição perante a criação, é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida... Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens!" Içami Tiba

Içami Tiba, falecido aos 74 anos, pertence àquela pequena elite de seres, cuja a missão singular no planeta é resgatar o humano do ser das pessoas, possibilitando seu desenvolvimento integral e harmonioso com o mundo em volta.

Educador, psiquiatra de renome internacional e fundador do Instituto Sedes Sapientiae, Içami Tiba foi autor de mais de 40 livros de sucesso, realizou milhares de palestras, nas quais a educação e a psicoterapia de adolescentes e famílias eram , ao lado de outros tópicos na área de saúde mental, o tema central. Otimista quanto as possibilidades infinitas do ser humano e "Positivador", como todo educador deveria ser, Içami Tiba se converteu em referência definitiva para psicólogos e psicanalistas do Brasil e do exterior.

Segundo pesquisa feita pelo antigo Ibope, a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM), para indicar qual o profissional de maior admiração e referência na área de psicologia, Içami Tiba foi o nome apontado, ficando atrás apenas de Sigmund Freud e Gustav Jung. Costumava dizer que "a educação não pode ser delegada somente à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre".

Apesar de sua formação científica, valorizava e destacava a necessidade de desenvolvimento da espiritualidade. Neste ponto chegou a afirmar: "os responsáveis que levam o filho para a igreja, não vai buscá-lo na cadeia."

O Instituto criado por ele em 1977, com sede em São Paulo, em pouco tempo se transformou em referência não só na defesa dos direitos da pessoa e do cidadão, mas sobretudo, tendo como meta "a responsabilidade na transformação qualitativa da realidade social, estimulando todos os valores que acelerem o processo histórico no sentido da justiça social, democracia, respeito aos direitos da pessoa humana."

Numa época em que até nossas lideranças políticas mais destacadas e poderosas são desmascaradas pelas investigações feitas na justiça, a figura de Içami Tiba é mais do que necessária ao país, nem que seja para trazer um alento e uma voz de esperança, reascendendo a crença de que dias melhores virão.

 


Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

-->