Em 28 de junho de 1969, batida policial no Stonewall In, bar frequentado por gays e lésbicas no Greenwich Village, em Nova York, provocou uma revolta que viria a se tornar um marco, pelo papel que desempenhou na luta contra o abuso e a discriminação sofridos pela comunidade LGBTQIAP . Inspirado naquela rebelião, Renato Russo lançou em 1994 o seu primeiro disco solo pela EMI que, não por acaso, recebeu como título The Stonewall Celebration Concert. O álbum obteve boa repercussão à época e agora está sendo relançado em vinil duplo colorido pela Universal Music, para celebrar os 63 anos de nascimento, do eterno líder da Legião Urbana.
Profundo conhecedor da cultura musical norte-americana, o cantor e compositor carioca-brasiliense, que possuía total domínio da língua inglesa, selecionou 21 canções, de diversos períodos, criadas por autores pelos quais tinha admiração. Acompanhado apenas por seu violão e pelos teclados de Carlos Trilha, o líder da Legião Urbana revisitou standards como Say it isn't so (Irving Berlin), I get along without you very well (Hoagy Carmichel) e If Ioved you (Richard Rodgers e Oscar Hammerstein).
Saiba Mais
O repertório traz também músicas mais recentes, entre as quais If you see her, say hello (Bob Dylan); Miss Celie's blues (Lionel Richie, Quincy Jones e Rod Temperton), da trilha sonora do filme A cor púrpura; Cherish (Madonna e Patrick Leonard), do álbum Like a prayer e Cathedral song (Tanika Tikaran), cuja versão tornou-se o primeiro sucesso de Zélia Duncan.
A famosa voz de barítono do cantor é ouvida também em Somewhere (Stephen Sondhein e Leonard Bernstein), do musical West Side story; When you wish upon a star (Ned Washintgton e Leigh Harline), tema do filme Pinocchio, de Walt Disney.
Na capa do disco, há uma homenagem explícita ao álbum Rock 'n' Roll, de John Lennon, ao mostrar Renato na porta do prédio onde morava na Rua Nascimento Silva, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Para preservar a privacidade do artista, o número do edifício foi removido durante o tratamento da imagem, utilizada na capa.
Fãs de Renato Manfredini Jr. têm aí bom motivo para voltar a ter contato com o legado de um nomes mais icônicos do pop rock brasileiro. Assumidamente homossexual, autor de inúmeros clássicos, nesse projeto, colocou-se apenas como intérprete. The Stonewall celebration concert está disponível nas plataformas digitais.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br