NULL
cinema

Artigo: Talento múltiplo

 14/12/2021. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Entrevista com Gabriel Leone ator do filme Eduardo e Mônica.   -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
14/12/2021. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Entrevista com Gabriel Leone ator do filme Eduardo e Mônica. - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
postado em 28/03/2023 06:00

Entre os atores brasileiros da nova geração, Gabriel Leone é um dos mais talentosos e requisitados por produções para cinema, teatro, televisão e plataformas. Com um vasto currículo, ele tem atuado com brilhantismo em todas essas áreas, interpretando personagens dissemelhantes.

Não por acaso, Leone acaba de ser escolhido para dar vida a Ayrton Senna numa minissérie de seis capítulos para a Netflix, com direção de Vicente Amorim e Júlia Rezende. O projeto focaliza a trajetória de um dos maiores pilotos da Fórmula 1, que completaria 63 anos em 2023.

Em declaração recente, o ator afirmou que este é um dos maiores desafios de sua carreira. Viviane Senna, irmã do herói nacional, vitimado no autódromo de Ímola, na Itália, durante o Grande Prêmio San Remo, vaticinou: "Ele tem potencial para transmitir com fidelidade a personalidade única do Ayrton, principalmente o que a gente, como família, conheceu fora das pistas".

Criterioso, o ator se submeteu à terapia, antes de gravar Dom, série inspirada na vida de Pedro Machado Lomba Neto, bandido-galã da classe média carioca, envolvido com o tráfico, da qual é o protagonista. A segunda parte está disponível na Prime Vídeo.

No cinema, ele participou de 10 filmes, entre os quais Alemão 2, Dueto e Minha fama de mau, sobre a trajetória de Erasmo Carlos, no qual representou Roberto Carlos. Já em Ferrari, cinebiografia do empresário italiano fundador da famosa fábrica de automóveis, teve ao seu lado, ninguém menos, que a diva Penélope Cruz.

Tomei conhecimento do trabalho de Gabriel Leone em Verdades secretas, de Walcyr Carrasco, exibida pela TV Globo entre 8 de junho e 25 de setembro de 2015. Parte do elenco — predominantemente púbere —, ele foi convincente como um playboy sedutor, com sotaque paulistano.

Versátil, dois anos depois Gabriel teve atuação destacada na maxi-série Os dias eram assim, da TV Globo, ao incorporar um revolucionário idealista que lutava contra a ditadura militar. Na trama, perseguido por agentes do regime autoritário, acabou sendo preso e torturado.

Gabriel Leone exibiu outra faceta ao conduzir o bate papo no Milton Nascimento e o Clube da Esquina, especial de seis episódios — disponível na Globplay e no Canal Brasil. Na conversa, o cantor e compositor carioca-mineiro e os convidados abordaram aspectos do álbum considerado o mais importante da música popular brasileira. Além disso, o ator ainda faz duo com Milton, no clássico Um girassol da cor do seu cabelo.

Conheci Gabriel pessoalmente quando ele veio a Brasília, em 14 de dezembro de 2021, para participar da pré-estreia de Eduardo e Mônica, nas salas de cinema do ParkShopping. Eu o entrevistei antes da projeção do filme, baseado num clássico da obra de Renato Russo, em que seu personagem, um garoto boa gente e sonhador, forma o casal improvável com uma mulher mais velha, vivida pela grande atriz Alice Braga. Após a conversa e exibindo natural empatia, atendeu a espectadores que queriam fazer foto com ele.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

-->