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Artigo: É fundamental comunicar-se com os excluídos

pri-2601-opiniao opinião -  (crédito: Caio Gomez)
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EDUARDO MEDITSCH
postado em 26/01/2023 06:00

EDUARDO MEDITSCH - Jornalista e professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

A vulnerabilidade da população brasileira à indústria das fake news se deve ao fato de que, em nosso país, a desinformação é estrutural e histórica. O relatório da equipe de transição não trata disso, mas Lula leu Paulo Freire e sabe o quanto as ideias do educador podem ajudar um governo democrático na comunicação com o povo. A recuperação da consonância cognitiva é indispensável à reconstrução do país.

No mesmo sentido em que Darcy Ribeiro diagnosticou o fracasso de nossa educação, a desinformação no Brasil não é uma crise, é um projeto. Faz parte do projeto que pretende a exclusão da maioria da população do exercício da cidadania e do acesso à vida civilizada. Esse projeto transformou a nação numa Belíndia (que tem dentro de si uma pequena Bélgica e uma grande Índia, como ilustrou Edmar Bacha). Nessa nação fraturada, a informação flui apenas para a elite, ao mesmo tempo em que mantém a alienação da maioria. Nenhuma democracia se sustenta sobre tal incomunicação.

A quebra desse paradigma requer uma ousadia que não se viu nos governos anteriores do PT em relação à área de comunicação (mas com que o novo governo se compromete na área da educação). É preciso enfrentar a exclusão também nesse campo. O jornalismo da mídia comercial usa linguagem e sintaxe inexpugnáveis para a maioria dos brasileiros. O Jornal Nacional, da TV Globo — apenas para citar o informativo de maior alcance — com suas tirinhas herméticas, não consegue traduzir para a maioria os temas complexos de que trata. Assim, ao mesmo tempo em que destaca questões de interesse público, bloqueia o interesse do público por elas, sinalizando que são assuntos restritos à elite.

Independentemente dos suportes que utilizam — analógicos e digitais — os demais órgãos da imprensa dita de referência não fazem diferente. Para o marketing que governa a mídia comercial, às maiorias só devem interessar informações sobre violência, esporte e celebridades. Lógica parecida define a programação de cultura e entretenimento das mesmas empresas. Mas, se esse paradigma não for superado, de pouco servirá revigorar a Lei de Acesso para garantir o direito à informação na sociedade brasileira.

Só um jornalismo educador, no sentido freireano, pode incluir a maioria excluída do universo dos cidadãos bem informados. E a Secom tem agora a possibilidade de implementá-lo como política geral, não só como uma especialidade restrita às poucas e limitadas emissoras educativas.

Paulo Freire aponta um caminho para essa experiência ser bem sucedida, o qual passa pela superação do "jornalismo bancário", com pretensão de enfiar conteúdo em supostas cabeças vazias. Ao invés, sugere que um jornalismo emancipatório precisa estar baseado no diálogo, com pautas trazidas das preocupações da população e problematizadas a partir de suas referências semânticas e sintáticas, para aumentar a compreensão da realidade.

Diálogo que difere da mera publicação de comentários do público, reproduzindo seus preconceitos, como a mídia comercial tanto faz. O diálogo emancipador passa pelo incansável mas respeitoso questionamento desses preconceitos, para a sua superação, a partir de onde a consciência das pessoas se encontra.

O desafio que isso representa não pode ser enfrentado unicamente a partir dos poucos meios com que a comunicação pública e a comunicação governamental contam hoje. Requer, além disso, uma ampla mobilização nacional: depende do incentivo à comunicação popular e comunitária, do engajamento das universidades e entidades profissionais, entre outras medidas ao alcance de políticas públicas.

Freire demonstrou que comunicação e educação funcionam como vasos comunicantes. Em países civilizados, almeja-se que a escola, a cultura, a ciência e o jornalismo de qualidade sejam acessíveis a todos. No Brasil, essas instituições foram seriamente ameaçadas recentemente. Paradoxalmente, foi o voto dos excluídos de todas elas que as salvou por enquanto, graças à capacidade de comunicação de Lula e à sabedoria dos que não têm cabeças vazias, embora sigam condenados à cultura do silêncio. Mas foi por muito pouco dessa vez, e nada garante que as condições reunidas para tal feito se repitam adiante.

A ousadia na educação, sem dúvida, é fundamental para o nosso futuro, mas só resulta no longo prazo: o futuro próximo depende mais da comunicação. Ou se reverte o projeto de exclusão informacional vigente no país, ou a própria democracia se trumbica.

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