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Opinião

Artigo: Um propósito liberal-social

A sociedade brasileira, em sua dimensão mais ampla, não está ávida por liberalismo ou socialismo, nem por um quarto turno, mas por progresso e paz com liberdade e justiça social

 06/01/2023 Crédito: Ed Alves/CB. Politico. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na primeira reunião ministerial com os 37 dirigentes da nova Esplanada.  -  (crédito:  Ed Alves/CB)
06/01/2023 Crédito: Ed Alves/CB. Politico. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na primeira reunião ministerial com os 37 dirigentes da nova Esplanada. - (crédito: Ed Alves/CB)
postado em 10/01/2023 06:00

SERGIO COURI — Embaixador, economista, advogado e escritor

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reconduzido ao Planalto por ampla frente eleitoral, estará procurando consolidá-la como um arco de alianças em sustentação de sua governabilidade. Ao mesmo tempo, sabe que terá de esgrimir-se com aguerrida frente de oposição.

Nessa moldura, releva que o Brasil de 2023 não é o mesmo de 2003, que herdara uma estabilidade política sacralizada pela Constituição de 1988, e uma relativa estabilidade econômica acalentada pelo Plano Real, bafejado ainda pelo boom das commodities nos primeiros anos do século, até 2008. É um Brasil pós-2008, quando ocorre forte recessão internacional, que repica em 2011, outra vez em 2015/6 , e novamente em 2020, quando o país é atravessado pela pandemia do covid-19. O Brasil de hoje é um país ilíquido, que já sentiu o gosto de canibalizar o próprio orçamento de gestão.

Por seu lado, existem compromissos sem soluções e compromissos com soluções. Os primeiros são fisiologia e correm o risco de soçobrar à primeira tempestade. Adiam problemas. Os segundos são governança, na medida em que trabalham problemas. Sua resiliência se fortalece no êxito colimado.

Mas esses segundos dependem de um modelo de gestão, sobretudo econômica, pois, no caso brasileiro, os problemas mais graves, como fome, miséria e desemprego, intensamente reverberados nos discursos de posse do presidente Lula, passam pela solução de questões econômicas.

Modelo que privilegie a eficiência, a competitividade e a modernização, imprimindo ao sistema desenvolvimento e, ao mesmo tempo, promova integração dentro das relações laborais, de produção e sociais. Que estimule de modo sincronizado metas econômicas e sociais, apoie a iniciativa e a criatividade, dê segurança ao trabalho e saiba ser eclético no manejo de postulados e instrumentos econômicos ditos ortodoxos e heterodoxos, como supply-side e demand-side, evitando as falsas dicotomias. Que lide com os conflitos sociais sem arvorar-se em síndico.

Que leve em conta que só se redistribui continuamente uma renda que não se gera ao risco de crescente instabilidade política e que também não se gera renda quando a atividade econômica é asfixiada pela própria e inerente concentração de renda.

Um modelo, portanto, liberal-social, que propicie a liberdade possível com a igualdade possível. E que, posto a funcionar, permita que as mudanças e ajustes fluam gradativamente das interações realimentadoras entre as unidades funcionais, como nos sistemas cibernéticos, o que os tornará mais facilmente assimiláveis pelo conjunto da sociedade e possibilitará, por sua vez, que política e gestão pública se desempenhem de modo mais congruente e que os respectivos atores interatuem de modo estruturante, em um marco regulatório apropriado.

A política e a história — esta se vista do ângulo dos episódios isolados — espantando a lógica, colocaram o liberalismo e o socialismo em campos opostos e antagônicos, para o que contribuiu o fato de ambas as ordens de ideias haverem sido instrumentos de ascensão de grupos sociais antagônicos e opostos.

Entretanto, o mesmo não ocorreu, nem ocorrerá, liberdade e igualdade, valores mais amplos e intemporais, que podem ser postos em sinergia pela política pública. Afinal, precisa-se de liberdade para promover a igualdade, e de igualdade para sustentar a liberdade. Sobre essa perspectiva, debruçaram-se, desde meados do século 19, pensadores de Stuart Mill a Ralf Dahrendorf, ainda que com um vácuo de operacionalização, a qual cairia como uma luva no Brasil de hoje, carente de novos rumos e portanto de novos modelos.

Os modelos soem ser límpidos enquanto virtuais e sofrem o risco de manchar-se no terreno dos fatos. Mas isso não significa que não se devam tentar, havendo plausibilidade. Até porque nada é mais forte que uma ideia cujo tempo terá chegado.

A sociedade brasileira, em sua dimensão mais ampla, não está ávida por liberalismo ou socialismo, nem por um quarto turno, mas por progresso e paz com liberdade e justiça social.

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