futuro

Artigo: Em busca de consensos na diversidade

Correio Braziliense
postado em 30/09/2022 06:00
 (crédito: Caio Gomez)
(crédito: Caio Gomez)

PAULO PAIVA - Professor associado da Fundação Dom Cabral. Foi ministro do Trabalho e do Planejamento e Orçamento

Por todos os eventos que aconteceram nas primeiras décadas deste século, o futuro está carregado de incertezas. Crises e angústias quase sempre levam governantes e executivos a olharem para o curto prazo. Ao contrário, a Fundação Dom Cabral, por intermédio da Iniciativa Imagine Brasil, está conclamando e mobilizando lideranças de diversos segmentos da sociedade brasileira para enxergar o futuro além dos desafios de curto prazo.

Imagine Brasil é um movimento, certamente político, pois diz respeito a ações coletivas, contudo, jamais partidário porque visa a identificar convergências por meio de diálogos entre diferentes, procurando criar uma energia coletiva positiva para a construção de uma nação que encontre a prosperidade na coexistência do crescimento econômico com a sustentabilidade ambiental e a inclusão social; que encontre sua prosperidade na convivência participativa de sua ampla diversidade. Por sua formação, o Brasil é grande e diverso.

A Iniciativa Imagine Brasil estabelece três compromissos como princípios fundamentais: com a democracia e a ordem constitucional, com a sustentabilidade ambiental e a construção de uma economia verde, e com a inclusão social, como necessidade fundamental para a dignidade dos brasileiros.

Esse movimento segue um simples método clássico na teoria da administração, desde os tempos de Herbert Simon, que estabelece como fator a estimular mudanças o ato entre as aspirações de uma organização ou pessoa e seu atual desempenho.

Assim, de um lado, a Iniciativa perquirir de lideranças de diferentes segmentos — educadores, ambientalistas, empresários, profissionais de defesa, lideranças sociais, indígenas, esportistas, jornalistas, executivos, economistas e produtores culturais — suas aspirações para o futuro do país para, daí, identificar os aspectos convergentes que poderiam contribuir para um sonho aparentemente comum de futuro.

De outro lado, Imagine Brasil está analisando o desempenho, e simultaneamente elaborando e coletando propostas já apresentadas em outras instituições, para a busca da prosperidade em eixos centrais nos campos da sustentabilidade, da inclusão social, da produtividade e do desempenho das políticas públicas.

Como um movimento, Imagine Brasil não se encerra na elaboração de um relatório final com diagnósticos e propostas. Além de procurar entender por que o Brasil não avança em questões fundamentais para seu desenvolvimento, a Iniciativa da FDC vai além, estimulando as lideranças do setor privado, do terceiro setor e do setor público a agirem também com vistas a iniciar mudanças que dependam de seus comportamentos, de suas atividades e de suas ações, no âmbito de suas competências. Imaginar, avaliar e agir. Há muito que pode ser feito já no caminho da prosperidade.

O Brasil tem enormes possibilidades para garantir o bem-estar de seu povo; riquezas naturais que permitem desenvolver a economia em contexto de saldo negativo na emissão de carbono; produção agropecuária para abastecer o mundo e, combinada com estímulo à pequena agricultura, aplacar a fome doméstica; inclusão produtiva e social de sua população, sem se esquecer de ninguém; e o uso inteligente dos benefícios da revolução digital. A prosperidade do Brasil está em nossas mãos; não podemos perdê-la por omissão.

Como nos ensinou, há 100 anos, o filósofo francês Henri Bergson, o futuro não é o que vai acontecer, mas aquele que viermos a construir. O principal desafio para a execução de um plano estratégico considerando a transversalidade das políticas, projetos e atividades nas áreas econômica, social e ambiental não é apenas técnico, mas, sobretudo, ético.

Para tanto, é essencial uma mudança de valores nas escolhas de políticas e projetos públicos e privados. É essencial uma nova ética de prosperidade que concilie liberdade individual com bem-estar coletivo e que concilie bem-estar das gerações presentes com o bem-estar das gerações futuras.

Uma das características da iniciativa Imagine Brasil é a proposição de regras morais que orientem as decisões econômicas no âmbito dos setores privado e público, incluindo as políticas públicas, para atenderem a transversalidade do complexo processo de desenvolvimento.

Como nos alertou Eduardo Giannetti ao concluir seu discurso de posse na ABL: "O Brasil tem futuro. A biodiversidade de nossa terra e a sociodiversidade da nossa gente — afro-euro-ameríndia — são os principais trunfos brasileiros diante de uma civilização em crise. O futuro se redefine sem cessar — ele responde à força e à ousadia do nosso querer. Queiramos", pois. A iniciativa Imagine Brasil se oferece como um caminho à prosperidade, como criação coletiva. Vamos imaginar e fazer juntos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.