futebol brasileiro

Artigo: O ano das maiores torcidas

Marcos Paulo Lima
postado em 17/09/2022 06:00
 (crédito: Paula Reis / Flamengo)
(crédito: Paula Reis / Flamengo)

A 58 dias do fim de uma temporada comprimida pela realização da Copa do Mundo no período de 20 de novembro a 18 de dezembro, o futebol brasileiro está diante de uma possibilidade inusitada. As quatro maiores torcidas do país podem terminar o ano campeãs.

Os últimos dois censos sobre os clubes mais queridos reforçam a ordem de grandeza: Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras. Segundo as duas pesquisas publicadas neste ano, uma pela XP Investimentos/Sport Track, e outra encomendada pelo O Globo/Ipec, os quatro times mais populares somam juntos até 63,3% da preferência nacional. Um "colégio eleitoral" capaz de eleger presidente da República no primeiro turno sem direito a margem de erro.

Uma combinação perfeita para as "quatro nações" seria a seguinte: Flamengo tri da Libertadores, Corinthians tetra da Copa Brasil, São Paulo bi da Sul-Americana e Palmeiras undecacampeão no Brasileirão. Tem noção do que seria 63,3% dos torcedores em êxtase no fim do ano? Ainda mais se o Brasil conquistar o hexa no Catar e o resultado das eleições for favorável à maioria...

Esse é o mundo virtual. No real, a história é bem diferente. Mais querido do país com 24% na aferição da XP, o Flamengo não aceita dividir. Cobiça duas conquistas. A partir de 12 de outubro, o clube carioca terá duas finais em 18 dias. Primeiro, a decisão da Copa do Brasil em duelos de ida e volta contra o Corinthians. A sequência terminará em 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador, contra o Athletico-PR, valendo a Copa Libertadores da América.

Segundo time mais popular do país com 18% dos torcedores, o Corinthians ensaia tirar a Copa do Brasil do Flamengo a fim de satisfazer a Fiel com a conquista do tetra da Copa do Brasil. O último título no torneio faz 13 anos.

O São Paulo detém 11,5% dos fãs. Entre os quatro mais queridos, é o único sem concorrentes brasileiros na corrida pelo troféu. O Tricolor decidirá o título da Copa Sul-Americana contra o Independiente del Valle do Equador, em 1º de outubro, no estádio Mário Kempes, em Córdoba, na Argentina. O bi no torneio mimaria uma legião carente de conquistas. As últimas são a Sul-Americana (2012) e o Paulistão (2021).

Quarto no ranking, o Palmeiras é o mais próximo de satisfazer o patrimônio de 9,8% de fanáticos pelo clube. A 12 rodadas do fim do Brasileirão, ostenta vantagem de oito pontos sobre o vice-líder Internacional. Portanto, o 11º título na conta unificada da CBF, ou seja, levando-se em conta Taça Brasil, Robertão e Série A, parece questão de tempo.

Para se ter uma ideia do potencial dos quatro times mais populares do país, dois deles podem influenciar eleições apertadas. A final da Sul-Americana é na véspera do primeiro turno. Tricolores invadirão Córdoba. A decisão da Libertadores ocorre na véspera do segundo turno. A "nãação rubro-negra" se mobiliza para ir a Guayaquil. Haja justificativa de voto!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.