Planos de Saúde

ANS promove audiência para debater política de preços dos planos de saúde

Qualquer interessado poderá participar da reunião, por plataforma na internet ou Youtube. Entre os temas estão a revisão de preços e os critérios de venda on-line

A Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) recebeu 2.050 registros de reclamações de beneficiários -  (crédito: Divulgação/ANS)
A Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) recebeu 2.050 registros de reclamações de beneficiários - (crédito: Divulgação/ANS)

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai realizar, na próxima segunda-feira (7), a Audiência Pública 48, que tem o objetivo de debater o projeto de reformulação da política de preços e reajustes dos planos de saúde. A audiência será aberta à participação de todos os interessados, pela plataforma Teams, com transmissão pelo YouTube, das 14h às 17h. As inscrições podem ser feitas no site da ANS (https://www.gov.br/ans/pt-br).

No encontro, o órgão pretende discutir, por exemplo, o tamanho do grupamento dos contratos com até 29 beneficiários. "A ideia é ampliar esse universo para maior diluição do risco e, consequentemente, obtenção de reajustes mais equilibrados; e a definição de cláusula padrão de reajuste, para dar ao consumidor maior transparência sobre o cálculo realizado para a definição do percentual", diz o comunicado da reunião.

Outra medida a ser discutida é a avaliação de critérios de venda on-line, que estabeleça a obrigatoriedade da venda de planos via internet, a fim de facilitar o acesso dos consumidores a diferentes opções de produtos, de forma rápida. A ANS também pretende fazer uma revisão técnica de preços de planos individuais e familiares, redefinindo os critérios de elegibilidade, "apontando os requisitos para que operadoras possam ter reajustes excepcionais para o conjunto da carteira individual em razão de desequilíbrio econômico-financeiro em determinado contrato".

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 04/10/2024 05:23
x