TECNOLOGIA

Setor de franquias aposta em IA

Empresas aderem às novas ferramentas tecnológicas para otimizar vendas e experiência dos consumidores com o produto

A inteligência artificial (IA) virou um diferencial competitivo crucial para empresas em todos os setores, incluindo o de franquias. A adoção da ferramenta auxilia a otimizar operações, personalizar a experiência do cliente e, consequentemente, a aumentar os lucros. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Tom Moreira Leite, a aposta em novas estratégias e tecnologias faz parte da cultura do segmento.

"Esses recursos já chegaram ao setor e têm sido utilizados para ganhos de eficiência no back office, no atendimento aos consumidores e na análise de dados. O setor planeja os primeiros passos para aplicar essas tecnologias nos trâmites com os franqueados também", afirmou.

A declaração ocorreu durante a ABF Franchising Expo 2024, realizada em São Paulo. O tema de IA também foi destaque no estande do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). "Com capacidade de otimizar processos e analisar grandes volumes de dados, a inteligência artificial tornou-se uma ferramenta para que franqueadores e franqueados deixem seus negócios mais inteligentes e ágeis", disse Karen Sitta, analista do Sebrae Nacional.

De olho na tecnologia, o Grupo Bittencourt lançou produtos para otimizar a gestão e operação de redes de franquias com a proposta de abranger áreas como gestão de performance, acompanhamento de indicadores, satisfação e suporte aos franqueados, além de ferramentas que vão de auditorias de compliance a processos de expansão e marketing.

Outra empresa que tem apostado na IA é a rede Bubble Mix. A ferramenta está presente em diversos setores da empresa. A principal vantagem é a otimização de processos, tornando as demandas mais rápidas de serem solucionadas. O Market4u, fundado em 2020, desenvolveu um software próprio que pode ser usado para as compras, com funcionalidade de rede social do condomínio para anunciar produtos e serviços entre os moradores.

Desenvolvimento

A Prudential do Brasil aposta na evolução por meio da digitalização e automação de processos. A seguradora investiu cerca de R$ 1 bilhão em tecnologia, incluindo soluções de inteligência artificial e machine learning para aprimorar a comercialização de proteções customizadas aos clientes.

Um dos ganhos é em agilidade e comodidade nos processos de análise de risco que dependem de avaliações médicas, facilitando a contratação de seguros. Atualmente, mais de 25% das apólices da Prudential são emitidas em poucos minutos, e quase metade dos clientes conseguem tomar uma decisão de subscrição no momento do preenchimento da proposta.

Outlet Lingerie é a principal rede de franquias que aderiu às soluções de IA, como o Chat GPT, Metaverso, Google Assistente, Smashinglog, por exemplo. A realidade aumentada para provas virtuais auxilia na elaboração de artes gráficas, removendo fundos, corrigindo algumas imperfeições nas fotos para campanhas e no processo de elaboração de conteúdos de marketing.

Essas ferramentas não apenas aceleram a produção, mas também garantem uma qualidade consistente e criativa. A integração de IA no setor de marketing resultou em uma economia de tempo impressionante. Processos que anteriormente demandavam dias, agora podem ser completados em questão de horas.

Considerada pela ABF como a maior franquia de esmalteria do mundo, a Unhas Cariocas também aderiu à tecnologia e desenvolveu seu aplicativo próprio, que conta com recursos de inteligência artificial para o agendamento dos serviços, acúmulo de cashback e acompanhamento de fila on-line. O objetivo é garantir a agilidade do serviço sem comprometer a qualidade.

O Mercadão dos Óculos, rede de óticas e uma das 30 maiores franquias do país, apresentará um totem digital totalmente inovador no mercado óptico com dois serviços, o Mapeamento de Visão e Visagismo. A primeira opção inclui testes de acuidade visual, refração e campo visual através de simulações com situações do cotidiano.

Após uma análise, o totem deve fazer a escolha da lente mais adequada para cada pessoa. Já o Visagismo é uma abordagem que analisa os traços do rosto e, em uma compra de óculos, a técnica indica o melhor formato de armação, que pode ser quadrada, redonda e oval. A finalidade é proporcionar uma melhor experiência de compra e mais assertividade nos produtos escolhidos.

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