Heineken libera home office para 4 mil funcionários

Correio Braziliense
postado em 09/08/2022 00:01

A cervejaria Heineken adotou um novo esquema de trabalho como resultado das transformações trazidas pela pandemia. Cerca de 4 mil funcionários administrativos que atuam definitivamente em home office podem ir ao escritório duas ou três vezes por semana — mas, ressalte-se, apenas se quiserem. Sem a jornada presencial, a empresa acabou fechando dois andares de seu prédio em São Paulo. Sim, o home office pegou: um estudo da consultoria Korn Ferry mostrou que 85% das companhias do país adotaram a labuta remota permanente para uma parte de seus colaboradores. O home office tem contribuído para eliminar uma praga do mundo corporativo — as reuniões improdutivas e, sabe-se agora, custosas. A consultoria americana Bain & Company constatou que uma reunião presencial semanal de gerentes de nível médio em uma grande corporação custa US$ 15 milhões por ano, incluindo gastos pessoais como tempo de deslocamento e saúde mental dos colaboradores.


Robôs domésticos são nova aposta da Amazon

A Amazon pagou cerca de US$ 1,7 bilhão pela iRobot, empresa americana da área de robótica e que ficou conhecida no mercado graças a uma de suas criações: o robô Roomba, um dos mais populares equipamentos domésticos dotados de inteligência artificial. A Amazon aposta no segmento. Em outubro do ano passado, apresentou o robô Astro — nome inspirado no cachorro do desenho animado "Os Jetsons" —, que reconhece rostos, envia lembretes para o dono, monitora a casa e transporta pequenos objetos.

Youcom amplia rede de lojas físicas

A Youcom, marca de lifestyle jovem da Lojas Renner com 9 anos de operação no país, aposta na expansão de sua rede de lojas físicas. De janeiro a julho, inaugurou oito unidades — duas em Santa Catarina, uma no Rio de Janeiro e outras cinco no Nordeste. No total, foram R$ 12,2 milhões em investimentos. Até o fim de 2022, deverão ser abertas outras duas unidades, no Ceará e em São Paulo. Atualmente, a Youcom possui 112 lojas espalhadas por todas as regiões brasileiras.

Loggi demite 15% dos funcionários

Depois de anos de pleno crescimento, as startups descobriram agora as agruras do mundo dos negócios. Desde o início do ano, diversas empresas demitiram milhares de profissionais. O novo corte veio da companhia de entrega de encomendas Loggi, que eliminou 15% dos funcionários. Segundo a Loggi, a redução "faz parte de um conjunto de ações de aumento de eficiência operacional tomadas nos últimos seis meses para adaptar a companhia ao novo cenário global e garantir a sustentabilidade do negócio".

» As exportações de carne bovina quebraram recordes em julho. Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as receitas totalizaram US$ 1,09 bilhão — é o maior volume da história, além de representar um avanço expressivo de 21% em relação ao mesmo mês de 2021. O volume enviado ao exterior somou 162,2 mil toneladas, 9% a mais que em junho.

» O Itaú Unibanco foi um dos destaques no ranking de marcas do relatório Brand Finance Global. Avaliado em R$ 36,4 bilhões, ele ficou em primeiro lugar no levantamento que considerou apenas empresas brasileiras. Além disso, é também a única marca brasileira na lista das 500 mais valiosas do mundo.

» Pela primeira vez no ano, o custo total para manter um carro no Brasil caiu. Em julho, o índice recuou 2,2% em relação ao mês anterior, segundo levantamento realizado pela Agência Autoinforme. O cálculo leva em consideração cinco grupos típicos de produtos e serviços utilizados pelo dono do automóvel.

» Flamengo, Corinthians e São Paulo são os três times brasileiros com mais seguidores nas redes sociais, de acordo com nova pesquisa feita pelo Ibope Repucom. Entre os mineiros, o Atlético soma 9,6 milhões de seguidores, enquanto o Cruzeiro é acompanhado por 8,7 milhões de fãs. Essa métrica é cada vez mais importante para o fechamento de patrocínios.

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