Tributos

IRPF 2022 começa instável

Contribuintes reclamam de falhas no Programa Gerador da Declaração. Primeiro dia teve alta procura, com 752 mil downloads

No primeiro dia para os brasileiros prestarem contas com o Leão, a fera engasgou. A Receita colocou no ar o Programa Gerador da Declaração (PGD) para dar início ao período de entrega da declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2022. Mas o aplicativo apresentou instabilidade, segundo relatos dos contribuintes.

Nas redes sociais, os contribuintes estavam indignados. "Impossível essa instabilidade do programa da Receita Federal para declaração on-line do #impostoderenda2022. Não dá para acreditar nisso", escreveu Lucas Lima. "Tá difícil. Liberar o aplicativo no dia que inicia o envio, não consigo entender", reclamou Joilson Carlos.

Hélder Meyson atribuiu a falha à demora do órgão para tornar o programa disponível. "É um absurdo a Receita Federal disponibilizar o download do programa do IR 2022 só hoje, lógico que o site não iria resistir. Simplesmente caiu." Leonardo Carola também relatou dificuldade: "Devido à instabilidade do download, aparentemente vai demorar algo entre 15 minutos e sete décadas para esse programa baixar".

Procurada pelo Correio, a Receita Federal reconheceu a instabilidade e afirmou que a situação já está sendo tratada pela área técnica. "Em razão do alto número de acessos, o download do programa apresentou instabilidade no dia de hoje (ontem)", informou a autarquia. Segundo a Receita, o travamento do programa da DIRPF é frequente no período de declaração, principalmente nos últimos dias, justamente em razão do volume de pessoas tentando acessar a plataforma simultaneamente.

Ainda de acordo com o órgão, com um prazo mais curto, o número de brasileiros já querendo baixar o aplicativo é maior — segundo a Receita, até às 17h de ontem, 752.484 contribuintes haviam feito o download, bem acima do registrado em 2021, quando foram 312.182 no primeiro dia.

Segundo Anderson Akahoshi Novaes, presidente do Conselho de Delegados Sindicais do Sindifisco Nacional, a falha já era esperada e vinha sendo alertada pelos auditores desde o final do ano passado, em dezembro.

"Estamos alertando o Ministério da Economia desde dezembro. Agora temos a concretude disso", afirmou Novaes. O especialista alegou que a preocupação surgiu ainda na ocasião da aprovação da LOA (Lei Orçamentária Anual), que cortou pela metade o orçamento da entidade e prejudicou, principalmente, a área de TI da Receita.

Até o fechamento desta edição, 130.099 declarações haviam sido enviadas à Receita Federal. A divulgação do balanço de entrega será às segundas e quartas, às 11h, e às sextas, às 16h.

*Estagiária sob a supervisão de Carlos Alexandre de Souza