De acordo com dados do Ministério do Turismo do Brasil, cerca de 6,7 milhões de pessoas devem voar pelo país no período de festas de fim de ano, correspondendo a um aumento de 55% ante o mesmo período de 2020, quando os aeroportos movimentaram 4,3 milhões de pessoas. Com o avanço do plano nacional de vacinação contra a doença e aumento da confiança das pessoas em viajar, o fluxo de pessoas que transitam no Aeroporto de Brasília aumentou significativamente.
Segundo a assessoria, 30 voos extras foram criados para levar os cerca de 285 mil passageiros no período de 27 de dezembro a 2 de janeiro. Passou ontem pelo local o maior número de pessoas esperadas na semana da virada: 43 mil usuários — total que deve ser visto de novo amanhã.
Com o alto número de passageiros, o aeroporto orienta as pessoas a chegarem 2 horas antes de cada voo. Outra orientação é pelo respeito ao correto uso de máscaras — obrigatórias no local — e o pedido para evitar aglomerações.
Apesar do alto fluxo de pessoas, a Inframérica, responsável pela gestão do Aeroporto de Brasília, não tinha registro de voos cancelados ou atrasados até as 18h de terça-feira. Vale lembrar que os horários de maior fluxo são entre as 7h e as 10h e das 18h às 21h. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador são as cinco cidades que mais receberão passageiros do Distrito Federal até 2 de janeiro. Internacionalmente, o aeroporto espera 5 mil embarques e desembarques, também até o próximo dia.
O Aeroporto de Brasília instalou, desde o último dia 24, um posto de testagem de covid-19 para os passageiros. O ponto está logo em frente ao desembarque doméstico do local, próximo às esteiras de bagagem. A ação foi uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Turismo do Distrito Federal. As testagens são totalmente gratuitas e de antígeno de swab nasal. O horário de funcionamento do posto é de segunda a sexta, das 8h às 17h (no dia 31, somente até as 14h).(Ronayre Nunes)