O humor dos empresários mudou de direção. Se até pouco tempo atrás boa parte deles depositava alguma esperança no governo Bolsonaro, agora são cada vez mais raros os que ainda defendem a atual gestão. A pouca disposição para realizar as reformas tributária e administrativa, a confusa e ineficaz agenda econômica e até a insensibilidade presidencial para lidar com as tragédias nacionais — como as enchentes na Bahia e em Minas Gerais — abalaram o ânimo do setor produtivo. Alguns indicadores detectaram esse movimento. Em dezembro, por exemplo, o Índice de Confiança Empresarial medido pela Fundação Getulio Vargas caiu 1,8 ponto. Na média do quarto trimestre, o indicador recuou 3,9 pontos em relação ao período anterior. "O resultado negativo foi disseminado entre os setores e também ocorreu tanto na percepção sobre o momento atual quanto nas expectativas", disse Rodolpho Tobler, economista do FGV Ibre. Em outras palavras: a descrença é generalizada.
SulAmérica
compra seguradora japonesa
No apagar das luzes de 2021, a SulAmérica, maior grupo segurador independente do país, fechou a compra de 100% da seguradora japonesa Sompo Saúde por R$ 230 milhões. A Sompo tem 116 mil usuários de convênio médico no Brasil e encerrará o ano com receitas de R$ 650 milhões. Não é de hoje o apetite da SulAmérica por aquisições. Recentemente, comprou a Paraná Clínicas, operadora verticalizada de Curitiba, e a carteira de planos de saúde da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa (PR).
Facebook começa a fazer dinheiro com metaverso
O metaverso, o universo digital que combina elementos da tecnologia, como realidade virtual, realidade aumentada e vídeo, começa a gerar receitas para algumas empresas. É o caso do Facebook, que recentemente mudou o nome para Meta. As vendas de seu capacete virtual Oculus triplicaram em 2021 em relação a 2020, chegando a US$ 734 milhões. Não à toa, a Meta tem investido na nova fronteira. Seu ambiente virtual de trabalho, o Facebook Horizon Workrooms, já consumiu US$ 10 bilhões.
iFood vende 1 milhão de unidades de seu vale-presente
O iFood Card, vale-presente que dá créditos na compra de alimentos, caiu no gosto dos usuários da plataforma de delivery. Antes do Natal, o cartão teve 1 milhão de unidades vendidas — o número representa um aumento de 47% em relação ao ano passado. O valor médio dos presentes, R$ 63, cresceu 105%. Segundo Stephanie Sant'Anna, responsável pela área de marketing da empresa, é esperado um acréscimo de aproximadamente 80% no número de pedidos pagos com o gift card até a virada do ano.
» Minas Gerais é o estado que receberá o maior volume de investimentos na área de energia elétrica entre 2022 e 2026: R$ 9,9 bilhões. O número é um dos destaques da edição revisada do Plano da Operação Elétrica de Médio Prazo do Sistema Interligado Nacional (PAR/PEL), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
» Os recursos terão como destino a ampliação da rede de transmissão entre os estados que fazem parte do Sistema Interligado Nacional. A implantação das linhas possibilitará o aumento da capacidade de escoamento de geração do sistema mineiro de transmissão e a expansão de intercâmbio entre as regiões Norte e Sudeste/Centro-Oeste do país.
» A operadora TIM realizou uma pesquisa com 202 mil usuários sobre as perspectivas dos brasileiros em 2022. Segundo o levantamento da plataforma TIM Ads, 43% dos entrevistados esperam melhorar a situação financeira, 24% querem um emprego ou uma promoção e outros 24% desejam mais saúde. Os planos para 2022 incluem viajar e conhecer lugares novos (38%).
» As maiores empresas de streaming do mundo vão gastar ao menos US$ 115 bilhões na produção de novos filmes e séries em 2022, segundo levantamento realizado pelo jornal britânico Financial Times. Apenas a Disney desembolsará US$ 23 bilhões, acima dos US$ 17 bilhões previstos pela Netflix.
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