A Petrobras acumula R$ 6,17 bilhões de recursos devolvidos em razão de acordos de colaboração, leniência, repatriações e renúncias. Somente em 2021, mais de R$ 1,2 bilhão foi recuperado pela estatal. A mais recente devolução se refere ao acordo de colaboração premiada celebrado pelo Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ) e executivos da Carioca Engenharia.
Esses ressarcimentos decorrem da condição de vítima da Petrobras nos crimes investigados no âmbito da Operação Lava-Jato. "A companhia reafirma seu compromisso de adotar as medidas cabíveis, em busca do adequado ressarcimento dos prejuízos decorrentes que lhes foram causados", afirmou, em nota.
Coautora
A Petrobras ainda informou que atua como coautora do MPF e da União em 31 ações de improbidade administrativa em andamento. "Além de ser assistente de acusação em 85 ações penais relacionadas a atos ilícitos investigados pela Operação Lava-Jato", disse.
As investigações da Lava-Jato identificaram irregularidades na estatal e em contratos superfaturados, como o da construção da usina nuclear Angra 3, no Rio de Janeiro. Diante da complexidade do esquema, outras frentes da operação foram abertas em estados como São Paulo e Rio de Janeiro e, também, no Distrito Federal.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.