Aéreas esperam bom movimento no feriado
As companhias aéreas esperam que o feriado de 2 de novembro marque o início da recuperação mais incisiva do setor. Segundo cálculos da Infraero, os aeroportos brasileiros deverão receber 514 mil passageiros, entre embarques e desembarques, no período de 30 de outubro a 3 de novembro. Se a projeção se confirmar, representará 60% do movimento observado no mesmo feriado de 2019. Na realidade, há longo caminho a percorrer, mas as empresas têm motivos para elevar o ânimo. A Infraero estima que o fluxo de passageiros no próximo feriadão será 20 vezes maior do que o contabilizado no Dia do Trabalhador, comemorado no início de maio, quando a pandemia não dava sinais de trégua no Brasil. O turismo também enxerga novos horizontes, mas a recuperação efetiva só virá a partir de 2021, segundo estimativas do governo. Enquanto isso, os viajantes certamente terão a oportunidade de aproveitar as promoções agressivas oferecidas pelas agências e operadoras.
Rombo nas contas do governo desacelera
O Ministério da Economia informou que as contas do governo federal fecharam setembro com um rombo de R$ 76 bilhões. O valor corresponde ao menor deficit desde março, o que, sem dúvida, representa um alívio. É motivo, portanto, para comemorar? Não é bem assim. No acumulado do ano, trata-se do pior resultado da série histórica iniciada em 1997. Entre janeiro e setembro, o buraco das contas públicas totalizou R$ 677 bilhões, indicando que o país chegará ao fim do ano com rombo perto de R$ 1 trilhão.
O buscador da Apple
Um terremoto poderá abalar, no futuro próximo, o mercado de buscas na internet. Segundo reportagem do jornal britânico Financial Times, a Apple está desenvolvendo a sua própria ferramenta de buscas. Embora o projeto seja sigiloso, a expectativa é de colocá-lo no ar já em 2021. Poucos setores são tão concentrados. O Google lidera com folga os serviços desse tipo (87%), à frente do Bing, da Microsoft (7%), e do Yahoo (3%). A Apple teria forças para transformar esse cenário?
Vendas de cervejas crescem na pandemia
O auxílio emergencial concedido pelo governo pode ter impulsionado o mercado de cervejas no Brasil. Segundo a Ambev, o volume de vendas da empresa cresceu 25,4% no terceiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado. A flexibilização da quarentena e a reabertura de bares e restaurantes também contribuíram para o desempenho. Em setembro, a Ambev inaugurou uma fábrica de latas de cerveja em Sete Lagoas (MG) e espera acelerar a produção da unidade nas próximas semanas.
58%
Foi quanto cresceram em junho, na comparação com o início do ano, as reclamações no site Reclame Aqui contendo termos como day trade, trader e trading. Muitos aventureiros oferecem cursos com a promessa de enriquecimento na Bolsa de Valores
"O Poder Judiciário custa 1,3% do PIB brasileiro, enquanto Estados Unidos e Inglaterra gastam apenas 0,14% numa Justiça que funciona. Esse é um dos motivos de tamanha desigualdade e pobreza no Brasil”
Salim Mattar, empresário e ex-secretário de Desestatização
Rapidinhas
» O iFood, líder em delivery on-line de comida na América Latina, lançou o projeto “Já Fui Bag”, que consiste em reciclar as mochicas térmicas dos entregadores. Entre julho e setembro, 20,5 mil toneladas desses resíduos foram reaproveitadas na geração de energia ou transformadas em novos produtos. A iniciativa é feita em parceria com a Yougreen Cooperativa e a Retalha.
» A trading brasileira Mercurio Comercializadora fechou um acordo com o grupo argentino Saesa para vender a energia produzida pela Usina Termelétrica Uruguaiana, localizada no Rio Grande do Sul. A planta, a gás natural, poderá gerar até 640MW de potência. Segundo a Mercurio, o projeto trará benefícios econômicos para os dois países.
» Às vésperas da nova temporada de vestibulares, a tecnologia entra em cena. Pela primeira vez na história, algumas provas seletivas da PUC de Minas Gerais e do Paraná serão digitais. Segundo a PUC, a plataforma on-line é segura, com sistema de autenticação individual e monitoramento remoto.
» A Via Varejo, dona das Casas Bahia e do Ponto Frio, comprou 100% da i9XP, empresa de tecnologia especializada em soluções para o e-commerce. Segundo a Via Varejo, a iniciativa faz parte do seu projeto de transformação digital. A i9XP, afinal, conta com um time de 120 desenvolvedores de projetos on-line.