ENTREVISTA EXCLUSIVA

No metrô com Bergoglio: a foto que reflete a simplicidade do papa Francisco

Federico Walls, ex-secretário de imprensa do cardeal Bergoglio, que aparece ao lado de Jorge Mario Bergolgio

Federico Walls (D), secretário de imprensa do cardeal Jorge Mario Bergoglio (E), dentro de vagão, em Buenos Aires  -  (crédito: Arquivo pessoal)
x
Federico Walls (D), secretário de imprensa do cardeal Jorge Mario Bergoglio (E), dentro de vagão, em Buenos Aires - (crédito: Arquivo pessoal)

Após a morte do papa Francisco, na última segunda-feira (21/4), uma foto que reflete a simplicidade que o pontífice adotou ao longo da vida voltou a viralizar. O registro, de 2008, foi feito antes da chegada do papa a uma missa na Catedral em Buenos Aires. Na oportunidade, a igreja celebrava Corpus Christi.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

O homem que aparece ao lado de Jorge Mario Bergoglio, que ainda não havia sido eleito papa e, portanto não usava o nome de Francisco, é Federico Walls, ex-secretário de imprensa do cardeal Bergoglio. Frederico conversou com o Correio com exclusividade e conta detalhes da foto e da amizade que manteve com Bergoglio. 

Federico Walls (D), secretário de imprensa do cardeal Jorge Mario Bergoglio (E), dentro de vagão, em Buenos Aires
Federico Walls (D), secretário de imprensa do cardeal Jorge Mario Bergoglio (E), dentro de vagão, em Buenos Aires (foto: Arquivo pessoal)

"Conhecia o padre Francisco desde março de 2007. Trabalhei com ele até que o fim de fevereiro de 2013, quando deixou Buenos Aires e foi a Roma para o conclave. Então, o elegeram papa. A relação trabalhista cresceu, se enriqueceu. Ele não apenas foi um patrão para mim, mas também um pai. Alguém que me acompanhava, me guiava e me aconselhava, sempre de braços abertos. Essa proximidade continuou mesmo enquanto ele estava em Roma. Eu me lembrarei dele como um pai, que sempre esteve presente. Alguém que nos ensinou a ser simples e humildes", relatou Frederico ao Correio.

Sobre a icônica foto, o ex-secretário de imprensa de Bergoglio detalha que o registro representa o quanto a alma do religioso estava próxima a dos fiéis e do povo mais simples. "Há uma foto em que apareço ao lado dele. Ela foi feita no metrô, em 2008. Nós voltávamos do bairro de Once, em Buenos Aires, e desembarcamos perto da Catedral, onde ele celebrou a missa de Corpus Christi. Francisco e eu partilhávamos o metrô, o ônibus e o trem. Ele gostava do contato com a população."

Veja o depoimento exclusivo de Frederido Walls ao Correio

 

 

postado em 23/04/2025 14:28