GUERRA NO LESTE EUROPEU

Putin determina cessar-fogo na Ucrânia durante a Páscoa

O presidente da Rússia também pediu que Kiev respeite a trégua

Presidente Vladimir Putin se encontrou com o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas russas em Moscou, em 19 de abril  -  (crédito: Vyacheslav PROKOFYEV/POOL/AFP)
x
Presidente Vladimir Putin se encontrou com o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas russas em Moscou, em 19 de abril - (crédito: Vyacheslav PROKOFYEV/POOL/AFP)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou um cessar-fogo na Ucrânia por ocasião da Páscoa, A medida vale a partir da tarde deste sábado (19/4) e se estende até meia-noite de domingo (20/4). O russo pediu que Kiev respeite a trégua.

"Hoje, das 18h (12h de Brasília) até a meia-noite de domingo (18h de Brasília), a parte russa declara uma trégua de Páscoa", declarou Putin durante uma reunião com o comandante do Estado-Maior russo, Valeri Guerasimov.

"Partimos da premissa de que a parte ucraniana seguirá nosso exemplo, mas nossas tropas devem estar preparadas para resistir a possíveis violações da trégua e provocações por parte do inimigo, assim como ações agressivas", acrescentou o presidente russo.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que alertas de ataque aéreo estão se espalhando pelo país. "Às 17h15, drones de ataque russos foram detectados em nossos céus. A defesa aérea e a aviação ucranianas já começaram a trabalhar para nos proteger. Drones em nossos céus revelam a verdadeira atitude de Putin em relação à Páscoa e à vida humana", disse o líder ucraniano na rede social X, neste sábado (19/4).

Com informações da AFP*

postado em 19/04/2025 12:08 / atualizado em 19/04/2025 13:36