ELEIÇÃO PRESIDENCIAL

Noboa lidera segundo turno no Equador

Tudo indica que os eleitores apoiaram a política rígida do atual presidente contra o narcotráfico e a violência crescente no país

O presidente do Equador e candidato presidencial do partido Ação Democrática Nacional, Daniel Noboa, vota em uma seção eleitoral em Olon, província de Santa Elena, Equador, em 13 de abril de 2025 -  (crédito:  AFP)
x
O presidente do Equador e candidato presidencial do partido Ação Democrática Nacional, Daniel Noboa, vota em uma seção eleitoral em Olon, província de Santa Elena, Equador, em 13 de abril de 2025 - (crédito: AFP)

O presidente equatoriano, Daniel Noboa, estava à frente da sua adversária de esquerda, Luisa González, no segundo turno presidencial, após a apuração de 76% dos votos.

Tudo indica que os eleitores apoiaram a política rígida de Noboa contra o narcotráfico e a violência crescente no país, com um resultado parcial de 56,1% contra 43,9%, segundo a autoridade eleitoral.

"Nesta eleição, ou nos libertamos, ou afundamos", disse à AFP Elena Betancourt, uma aposentada de 73 anos. Institutos de pesquisas preveem uma disputa acirrada, após a vitória de Noboa no primeiro turno por menos de um ponto percentual. 

A guerra de cartéis levou ao assassinato de um candidato presidencial, à tomada de prisões por gangues criminosas e ao ataque armado a uma emissora de televisão enquanto seus jornalistas transmitiam ao vivo. Tudo isso em uma economia endividada e sufocada pelo custo do combate ao tráfico.

Segundo o Comunicaliza, no início de abril, as intenções de voto para Noboa eram de 50,3%, contra 49,7% para González. "Na segunda-feira o país vai amanhecer dividido", disse Marcelo Salgado, administrador de uma cafeteria, de 61 anos. 

Um total de 84% dos 13,7 milhões de eleitores exerceram hoje o voto obrigatório, segundo a autoridade eleitoral.

 

AF
postado em 13/04/2025 22:59 / atualizado em 13/04/2025 23:16