O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, publicou no domingo (16/3) um vídeo dos venezuelanos deportados por Trump chegando ao Centro de Confinamento do Terrorismo (Cecot) - uma mega prisão de segurança máxima com capacidade para 40 mil detentos.
A publicação, feita no X (antigo Twitter), mostra homens algemados retirados de um avião durante a noite e em seguida levados para a prisão. Lá, eles têm as cabeças raspadas. Segundo o presidente do país, 238 suspeitos de integrar a organização criminosa Tren de Aragua foram detidos.
"Como sempre, continuamos a avançar na luta contra o crime organizado. Mas, desta vez, estamos também ajudando os nossos aliados, bem como tornando o nosso sistema prisional autossustentável e obtendo informações vitais para tornar o nosso país um lugar ainda mais seguro. Tudo numa única ação", escreveu Bukele.
Assista ao vídeo:
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
O país se ofereceu para receber prisioneiros enviados pelos Estados Unidos. O governo Donald Trump enviou os venezuelanos para El Salvador com base em uma lei de 1798, usada em período de guerras — que tinha sido bloqueada pela Justiça um dia antes.
A Lei dos Inimigos Estrangeiros permite deportações sumárias de pessoas naturais de países em conflito com os Estados Unidos ou em casos de "invasão". A legislação foi invocada três vezes na história norte-americana, sempre no contexto de guerras.
- Leia também: O que diz a lei do século 18 que Trump usou para deportar venezuelanos para El Salvador
No sábado (15/3), o Tribunal Distrital Federal em Washington emitiu uma ordem de restrição temporária a fim de impedir o governo de deportar imigrantes com base na Lei dos Inimigos Estrangeiros. No mesmo dia, Trump utilizou o dispositivo e declarou uma "invasão" do Tren de Aragua nos Estados Unidos.