Vaticano

Papa Francisco apresenta melhora gradual, mas quadro ainda é complexo

Aos 88 anos, o pontífice está internado no Hospital Gemelli desde 14 de fevereiro para tratamento de uma pneumonia bilateral

Os médicos indicaram que Francisco se encontra estável, depois de um período crítico marcado por crises respiratórias que o fizeram temer pela sua vida -  (crédito: MIGUEL RIOPA / AFP)
x
Os médicos indicaram que Francisco se encontra estável, depois de um período crítico marcado por crises respiratórias que o fizeram temer pela sua vida - (crédito: MIGUEL RIOPA / AFP)

O papa Francisco tem apresentado leves progressos do ponto de vista respiratório e motor, de acordo com informações divulgadas na tarde de terça-feira, 18, pelo Vaticano. A situação permanece estável dentro de um quadro complexo. Um novo boletim médico deve ser divulgado nesta quarta-feira, 19.

Ainda de acordo com a Santa Sé, na noite de segunda-feira, 17, para terça-feira, 18, Francisco não fez uso da ventilação mecânica. Na ocasião, fez uso apenas de uma cânula, um tubo de plástico colocado em suas narinas que fornece oxigênio de alto fluxo.

"Essa é uma boa notícia que deve ser recebida com cautela, pois se trata de uma redução gradual", salientou a Santa Sé.

Os médicos indicaram que Francisco se encontra estável, depois de um período crítico marcado por crises respiratórias que o fizeram temer pela sua vida, embora ainda não tenham especificado quando poderá deixar o hospital.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Aos 88 anos, o pontífice está internado no Hospital Gemelli desde 14 de fevereiro para tratamento de uma pneumonia bilateral.

Em carta publicada ainda na terça-feira, o papa Francisco pediu o fim dos conflitos armados no mundo. O pontífice segue internado em Roma devido a uma pneumonia bilateral. Segundo o Vaticano, o quadro de saúde tem apresentado melhora e ele está estável.

Agência Estado
postado em 19/03/2025 13:25 / atualizado em 19/03/2025 13:25