ESTADOS UNIDOS

Trabalhadores ficam à deriva em andaime parado no 78º andar

Trabalhadores estavam sem cintos de segurança e não usavam nenhum tipo de corda

Os trabalhadores estavam em um andaime na lateral do 25 Columbus Circle, quando a plataforma começou a balançar descontroladamente, atingindo as janelas do 78º andar e espalhando estilhaços de vidro na calçada -  (crédito: Reprodução/X (@jabootwin))
x
Os trabalhadores estavam em um andaime na lateral do 25 Columbus Circle, quando a plataforma começou a balançar descontroladamente, atingindo as janelas do 78º andar e espalhando estilhaços de vidro na calçada - (crédito: Reprodução/X (@jabootwin))

Dois lavadores de janela tiveram que ser resgatados do 78º andar de um prédio após ficarem presos em um andaime quebrado, na manhã desta sexta-feira (28/2). O caso ocorreu em Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos.

Os trabalhadores estavam em um andaime na lateral do 25 Columbus Circle, quando a plataforma começou a balançar descontroladamente, atingindo as janelas do 78º andar e espalhando estilhaços de vidro na calçada.

  • Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Em uma entrevista coletiva, Nick Schneider, tenente do Departamento de Bombeiros de Nova York (FDNY), revela que os bombeiros foram acionados e, ao chegar no andar para realizar o resgate dos dois lavadores de janela, perceberam que os trabalhadores estavam sem cintos de segurança e não estavam presos a nenhum tipo de corda.

  • Inês teve dois filhos com síndrome Spoan
    Inês teve dois filhos com síndrome Spoan Mariana Castiñeiras/BBC
  • Mary Kate Cornett: boatos afetaram diversos aspectos de sua vida
    Mary Kate Cornett: boatos afetaram diversos aspectos de sua vida Reprodução/Instagram (@marykate.cornett)
  • Durante a manhã, Francisco fez fisioterapia respiratória e orou na capela do Hospital Gemelli, onde está internado
    Durante a manhã, Francisco fez fisioterapia respiratória e orou na capela do Hospital Gemelli, onde está internado MIGUEL RIOPA / AFP

O andaime havia se soltado do prédio, permanecendo preso por conta dos cabos de segurança. Foram utilizados cordas para prender a plataforma e puxar os trabalhadores para dentro do prédio. Os lavadores foram encaminhados para o hospital.

Schneider ainda explica que a rajada de ar do 78º andar foi considerada um perigo imediato para os limpadores e bombeiros. "Era extremamente perigoso, obviamente, para os ocupantes do andaime, mas inicialmente, quando chegamos ao local, era extremamente perigoso para os membros do FDNY", disse. "Tínhamos que ter cuidado com nossos membros. Estávamos operando essencialmente na saliência de um prédio de 78 andares."

*Estagiário sob a supervisão de Roberto Fonseca

João Ribeiro*
postado em 28/02/2025 17:32 / atualizado em 28/02/2025 17:32