
Mary Kate Cornett, estudante da Universidade do Mississippi, nos Estados Unidos, acionou a polícia local de Oxford, a polícia do compus da universidade e o Departamento Federal de Investigação dos EUA (FBI) após fake news sobre a vida pessoal da jovem serem divulgados nas redes sociais.
Contas esportivas universitárias estariam utilizando redes sociais — como o X (antigo Twitter), Instagram e o TikTok — para espalhar rumores de que Mary traiu o namorado com o sogro. Em uma declaração publicada no Facebook do pai, a jovem relata que capturas de tela parcial e totalmente editadas, vídeos falsos gerados por inteligência artificial (IA) e fotografias manipuladas foram divulgadas por influenciadores digitais e contas falsas.
- Leia também: O alerta de Scarlett Johansson sobre uso de IA após polêmica de vídeo deepfake contra Kanye West
"Para não ser superado pelos Bots, influenciadores irresponsáveis de mídia social independentes com laços aparentes com a Barstool Sports e até mesmo grandes figuras públicas como Antonio Brown e Pat McAfee, que apresenta o College Game Day da ESPN, compartilharam essas mentiras absolutas e completas sem nenhum interesse na verdade, mas, em vez disso, espalharam conjecturas absurdas", escreveu a estudante. "Ninguém afiliado a essas organizações entrou em contato conosco para comentar. O mais alarmante é que minhas informações pessoais de contato foram doxadas (quando informações privadas de uma pessoa são publicadas sem consentimento) e compartilhadas ilegalmente em público, colocando minha segurança pessoal em risco."
Foi a partir da publicação de uma foto em que Mary aparece abraçada com o sogro que a fake news surgiu. Algumas pessoas interpretaram o momento comum como uma demonstração exagerada de intimidade, criando o boato de que a estudante dormia com o sogro — fomentado pelas imagens e vídeos gerados por IA.
"Recebi milhares de chamadas e mensagens de texto de assédio de natureza doentia e demente, algumas das quais sugerem até que eu tire minha própria vida", diz a declaração. "A atenção indesejada conquistada aqui se tornou o tópico de tendência número um no X nos EUA e até me associou a uma aparente moeda de meme usando meu nome, imagem e semelhança sem minha permissão. Para deixar claro, não temos nenhuma afiliação com esse golpe e não participamos nem conhecemos ninguém que tenha se beneficiado de qualquer forma com ele."
O namorado de Mary, Evan Solis, também publicou uma declaração nas redes sociais. "Esses últimos dias foram extremamente difíceis para todos na minha vida", inicia. "Os rumores inacreditáveis sobre minha família e a de Mary Kate são inaceitáveis e precisam ser abordados. As acusações são inequivocamente falsas. Além disso, minha fé em meu pai e em nosso relacionamento é inabalável. Ele é totalmente inocente e está sendo injustamente caluniado sem oportunidade de falar em seu próprio nome antes dessas declarações terrivelmente falsas."
- Leia também: O perturbador caso de jovem que matou a família e planejou ataque a escola na Inglaterra
Para a revista People, o Departamento de Polícia de Oxford confirmou que uma investigação foi aberta sobre o caso de Mary. A revista também entrou em contato com o fundador do Barstool, Dave Portnoy, que negou as acusações contra a empresa de mídia esportiva, afirmando não ter mencionado ou espalhado o boato.
*Estagiário sob a supervisão de Ronayre Nunes