ESTADOS UNIDOS

Corpo do ex-presidente americano Jimmy Carter é velado em Washington

O velório permanecerá aberto até quinta-feira (9/1), quando ocorrerá o funeral de Estado

O corpo do ex-presidente americano Jimmy Carter é velado, nesta quarta-feira (8/1), no Capitólio, em Washington. O velório permanecerá aberto até quinta-feira (9/1), quando ocorrerá o funeral de Estado.

Os restos mortais do ex-presidente chegaram ao Congresso americano na terça-feira (7/1). O corpo foi transladado de Atlanta em um avião até a base aérea de Andrews, próxima de Washington.

Devido ao serviço de Carter nas Forças Armadas em submarinos, o caixão foi conduzido ao Memorial da Marinha dos Estados Unidos. De lá, foi transferido de um veículo funerário para uma carruagem puxada por cavalos, que o levou em um cortejo fúnebre até o Capitólio, em meio a um cenário coberto de neve.

Carter morreu em 29 de dezembro, aos 100 anos, tendo ocupado a Presidência dos Estados Unidos de 1977 a 1981. No âmbito internacional, ele é reconhecido como um pacificador engajado em causas humanitárias, um empenho que lhe garantiu o Prêmio Nobel da Paz em 2002.

Nascido em 1º de outubro de 1924, em Plains, Geórgia, James Earl Carter Jr. cresceu em uma comunidade rural, ajudando sua família nas plantações de amendoim. Formou-se pela Academia Naval dos Estados Unidos e serviu na Marinha Americana, onde desenvolveu liderança e resiliência. Ele é considerado presidente dos Estados Unidos mais longevo da história recente do país e conquistou o Prêmio Nobel da Paz após deixar o poder.

*Com informações da Agência France Press

Mais Lidas