O corpo do ex-presidente americano Jimmy Carter é velado, nesta quarta-feira (8/1), no Capitólio, em Washington. O velório permanecerá aberto até quinta-feira (9/1), quando ocorrerá o funeral de Estado.
Os restos mortais do ex-presidente chegaram ao Congresso americano na terça-feira (7/1). O corpo foi transladado de Atlanta em um avião até a base aérea de Andrews, próxima de Washington.
Devido ao serviço de Carter nas Forças Armadas em submarinos, o caixão foi conduzido ao Memorial da Marinha dos Estados Unidos. De lá, foi transferido de um veículo funerário para uma carruagem puxada por cavalos, que o levou em um cortejo fúnebre até o Capitólio, em meio a um cenário coberto de neve.
Carter morreu em 29 de dezembro, aos 100 anos, tendo ocupado a Presidência dos Estados Unidos de 1977 a 1981. No âmbito internacional, ele é reconhecido como um pacificador engajado em causas humanitárias, um empenho que lhe garantiu o Prêmio Nobel da Paz em 2002.
- Leia também: O início do adeus a Jimmy Carter
Nascido em 1º de outubro de 1924, em Plains, Geórgia, James Earl Carter Jr. cresceu em uma comunidade rural, ajudando sua família nas plantações de amendoim. Formou-se pela Academia Naval dos Estados Unidos e serviu na Marinha Americana, onde desenvolveu liderança e resiliência. Ele é considerado presidente dos Estados Unidos mais longevo da história recente do país e conquistou o Prêmio Nobel da Paz após deixar o poder.
*Com informações da Agência France Press
Saiba Mais
-
Mundo Mulher remove oito órgãos para vencer câncer e celebra um ano de vida
-
Mundo "Turno de sexo": Jovens trabalhadoras acusam McDonald's de assédio
-
Ciência e Saúde Metapneumovírus: o que é o vírus respiratório por trás de alta de infecções na China
-
Mundo Como os EUA se apropriaram do Canal do Panamá e por que tiveram que devolvê-lo nos anos 1990
-
Mundo Por que Groenlândia, cobiçada por Trump, é parte da Dinamarca
-
Mundo Incêndio florestal atinge Los Angeles; veja fotos