Inteligência artificial

Governo italiano suspende a IA DeepSeek no país: "Risco"

Aplicativo de IA sumiu das lojas de aplicativos App Store (iOS) e Google Play (Android), de acordo com a imprensa italiana

Preocupação do governo italiano se refere a forma como os dados da população podem ser usados pelo aplicativo -  (crédito: Nicolas TUCAT / AFP)
x
Preocupação do governo italiano se refere a forma como os dados da população podem ser usados pelo aplicativo - (crédito: Nicolas TUCAT / AFP)

O governo italiano, por meio da Autoridade para proteção de dados (GPDP, na sigla em italiano), suspendeu a ferramenta de inteligência artificial chinesa DeepSeek em território nacional. O aplicativo de IA sumiu das lojas de aplicativos App Store (iOS) e Google Play (Android), de acordo com a imprensa italiana.

Em comunicado publicado na terça-feira (28/1), a GPDP disse que enviou um pedido de informações para as empresas Hangzhou DeepSeek Artificial Intelligence e a Beijing DeepSeek Artificial Intelligence, a fim de compreender como a plataforma utiliza dos dados dos usuários.

"Considerado o eventual risco para os dados de milhões de pessoas na Itália, a Autoridade solicitou às empresas e suas afiliadas que confirmem quais são os dados pessoais recolhidos, de quais fontes, para quais finalidades, qual a base jurídica de tratamento e se os dados são conservados em servidores localizados na China", informou.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

O governo ainda questionou as empresas sobre quais são os tipos de informações utilizados para alimentar o sistema de inteligência artificial e perguntou como os usuários são avisados sobre o tratamento de suas informações.

O prazo para resposta é de 20 dias, conforme a GPDP. A expectativa é que a tecnologia fique fora das lojas de aplicativos até lá.

O sucesso do DeepSeek

Durante o final de semana, a inteligência artificial da startup chinesa DeepSeek ultrapassou o ChatGPT em número de downloads na Apple App Store. A tecnologia chinesa tem modelos de Inteligência Artificial (IA) de custo menor e código aberto.

A avaliação geral da DeepSeek está melhor do que a da ferramenta da OpenAI e coloca em xeque a liderança americana na IA generativa. "A ferramenta têm surpreendido todo mundo com seu altíssimo grau de assertividade", afirma Fernando Moulin, um dos principais especialistas brasileiros em transformação digital, marketing e inovação, ao Correio.

"Um dos paradigmas da inteligência artificial hoje é o altíssimo nível de investimento e consumo de energia de processamento, as bases de dados são muito grandes, como em absorver essas fontes de dados e cada vez processá-la melhor. O DeepSeek tem aparenta ter conseguido fazer tudo isso a um custo infinitamente menor de seus rivais americanos", completa Moulin.

Isabela Stanga
postado em 30/01/2025 16:06 / atualizado em 30/01/2025 16:06