GUERRA

Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo em Gaza

Gabinete de Netanyahu diz que ainda há "questões não resolvidas"; primeira etapa do cessar-fogo consiste na liberação de reféns de ambos os lados

Tanque de Israel durante operação no sul do país, na fronteira com Gaza. Guerra completou mais de um ano no começo de 2025 -  (crédito: Jack Guez/AFP)
Tanque de Israel durante operação no sul do país, na fronteira com Gaza. Guerra completou mais de um ano no começo de 2025 - (crédito: Jack Guez/AFP)

O governo de Israel e o grupo fundamentalista Hamas chegaram a um acordo de cessar-fogo após mais de um ano de guerra em Gaza. A informação foi divulgada pela emissora norte-americana CNN na tarde desta quarta-feira (15/1). O acordo ainda não foi anunciado oficialmente.

Segundo a emissora, a primeira parte do acordo consiste na liberação de 33 reféns pelo Hamas e grupos aliados. A primeira leva de prisioneiros deve priorizar mulheres, crianças, idosos e civis feridos. Em contrapartida, Israel deve liberar centenas de reféns palestinos. 

Segundo o gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, no entanto, o acordo ainda não foi assinado. Partes devem ajustar "questões não resolvidas" nas últimas horas. 

O presidente eleito Donald Trump também comentou as negociações. "Temos um acordo para os reféns no Oriente Médio. Eles serão liberados em breve. Obrigado", escreveu o republicano na rede social Truth Social. 

Mesmo com a iminência do acordo, o escritório do Hamas em Gaza pediu aos moradores da região que "não se movam" antes do cessar-fogo ser oficializado e que busquem sempre informações dadas pelas fontes oficiais. 

 

Gabriella Braz
postado em 15/01/2025 14:46 / atualizado em 15/01/2025 16:06
x