POLÊMICAS

Trump publica foto de mapa dos EUA com o Canadá anexado

Presidente eleito dos Estados Unidos falou, em coletiva à imprensa, que pretende aumentar tarifas a importações canadenses. Ele também atacou o governo do México

Na coletiva, Trump também disse que pode os Estados Unidos podem boicotar produtos canadenses por meio de tarifas de importação. O presidente eleito dos EUA, durante a entrevista, também falou pretender mudar o nome do Golfo do México para
Na coletiva, Trump também disse que pode os Estados Unidos podem boicotar produtos canadenses por meio de tarifas de importação. O presidente eleito dos EUA, durante a entrevista, também falou pretender mudar o nome do Golfo do México para "Golfo da América" - (crédito: AFP)

Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, publicou em uma rede social um mapa dos EUA em que o território do Canadá aparece anexado. Os posts foram feitos na noite desta terça-feira (7/1), na rede TruthSocial.

Para Trump, o Canadá deveria se tornar o "51º estado" norte-americano pois, segundo ele, essa anexação seria financeiramente "melhor" para os dois países. O republicano classificou, em coletiva na Flórida, que a fronteira entre os dois países seria uma "linha artificialmente desenhada".

Confira a publicação do presidente eleito dos Estados Unidos:

Canadá anexado aos EUA
Canadá anexado aos EUA (foto: Reprodução/Truthsocial @DonaldTrump)

Na coletiva, Trump também disse que os Estados Unidos podem boicotar produtos canadenses por meio de tarifas de importação. O presidente eleito dos EUA, durante a entrevista, também falou que pretende mudar o nome do Golfo do México para "Golfo da América" 

O presidente eleito também disse que não descarta o uso de força militar para retomar o Canal do Panamá, que é controlado pelo governo panamense desde o fim dos anos 1990, mas, segundo Trump, “foi construído para o Exército dos Estados Unidos”.

Ele afirma, sem nenhuma evidência, que o canal “está sendo operado pela China” e que “dá-lo ao Panamá foi um grande erro”. O republicano ameaçou a Dinamarca, que administra a Groenlândia, com tarifas, a fim de que o país europeu entregue a ilha, a qual afirmou ser necessária à segurança nacional dos EUA. 

Francisco Artur de Lima
postado em 07/01/2025 23:46
x