No último sábado (28/12), um avião comercial da companhia aérea KLM saiu da pista de um aeroporto na Noruega ao realizar um pouso de emergência. A aeronave, que parou na grama, é do modelo Boeing 737-800, o mesmo que explodiu neste domingo (29/12, horário local) na Coreia do Sul e matou 179 pessoas. Nenhum dos 182 tripulantes do avião que saiu da pista em solo norueguês se feriu.
O voo KL-1204, da companhia holandesa KLM, saiu do aeroporto de Olso, capital da Noruega, com destino a Amsterdã, na Holanda, na noite de sábado. Assim que o avião decolou, estando a cerca de 1 km do solo, foi escutado “um barulho alto”, de acordo com nota da companhia aérea.
Cerca de 20 minutos após a decolagem, a aeronave pousou de forma emergencial no aeroporto de Sandefjord, na Noruega, para onde foi redirecionada. O local fica a aproximadamente 100 km de Oslo, de onde saiu o voo.
Durante o pouso, o veículo da Boeing saiu da pista e “caiu na grama em baixa velocidade”. Passageiros relataram a jornais locais terem visto fumaça no lado esquerdo do avião e mencionaram o possível estouro de um pneu. É mencionado, também, mau funcionamento do sistema hidráulico da aeronave.
Veja vídeo:
Em vídeos divulgados nas redes sociais, é possível ver viaturas de forças de segurança e de atendimento emergencial. Apesar disso, “todos os 176 passageiros e seis tripulantes estão ilesos e sendo cuidados”, segundo a KLM. A empresa informa, também que “as circunstâncias do incidente estão sendo investigadas”.
Incidente no Canadá
No domingo (29/12), além do episódio no aeroporto de Muan, na Coreia do Sul, um avião da PAL Ailines operado pela Air Canada derrapou na pista do aeroporto internacional de Halifax, no Canadá. A aeronave, modelo canadense De Havilland Dash 8, teria sofrido um colapso no trem de pouso — o mesmo problema que levou ao acidente no aeroporto sul-coreano — e chegou ao solo com fogo em uma das asas.
Veja vídeo:
De acordo com o portal The Aviation Herald, a tripulação do avião declarou ‘Mayday’, código de emergência, após o trem de pouso principal esquerdo ter colapsado.
O voo doméstico AC-2259 vinha do aeroporto de St. John, também no Canadá. Ao pousar em Halifax, destino do voo, a asa esquerda do avião entrou em contato com o solo e produziu faíscas. 77 pessoas a bordo foram evacuadas e nenhuma ficou ferida.