TRAGÉDIA HUMANITÁRIA

Último hospital no norte de Gaza está 'fora de serviço' após operação israelense

"A incursão desta manhã no hospital Kamal Adwan deixou fora de serviço este último importante centro de saúde do norte de Gaza", localizado em Beit Lahia, indicou a OMS na plataforma X

Uma operação militar israelense realizada nesta sexta-feira (27) contra militantes do Hamas, próxima ao hospital Kamal Adwan, deixou fora de serviço o último grande centro de saúde em funcionamento no norte de Gaza, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

"A incursão desta manhã no hospital Kamal Adwan deixou fora de serviço este último importante centro de saúde do norte de Gaza", localizado em Beit Lahia, indicou a OMS na plataforma X.

"Os relatórios iniciais indicam que alguns serviços essenciais foram gravemente queimados e destruídos durante a incursão. Sessenta membros da equipe e 25 pacientes estão em estado crítico", acrescentou a organização.

O Exército israelense anunciou nesta sexta-feira que havia lançado uma operação contra combatentes do Hamas perto de um dos últimos hospitais ainda operacionais no norte da Faixa de Gaza. O movimento islamista palestino acusou os soldados de invadir o estabelecimento.

A operação perto do hospital Kamal Adwan ocorreu um dia após o diretor do hospital, Hossam Abu Safiya, anunciar a morte de cinco membros de sua equipe em um ataque israelense.

O Exército israelense, questionado pela AFP, não comentou sobre esse ataque na Faixa de Gaza, território palestino devastado por mais de um ano de guerra entre Israel e o Hamas.

Mais Lidas