ESTADOS UNIDOS

Trump afirma que governo sabe de onde vêm OVNIs nos EUA: 'Algo estranho'

Presidente eleito falou sobre drones avistados "muito perto" do campo de Golfe dele, em Nova Jersey, e disse que "por algum motivo" a Casa Branca não quer dizer o que está acontecendo 

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, falou sobre drones avistados no céu de Nova Jersey nas últimas semanas. Em coletiva de imprensa ocorrida nesta segunda-feira (16/12), o republicano disse que governo e militares têm conhecimento do que está acontecendo, mas preferem não informar a população. Trump classificou o fato como “estranho”. 

“O governo sabe o que está acontecendo”, respondeu Trump quando perguntado sobre as aeronaves não tripuladas que circundam sobre o céu do estado norte-americano. Ele disse que as força militares dos EUA sabem de onde os drones decolam. “Se for de uma garagem, eles (os militares) podem ir direto para aquela garagem. Eles sabem de onde eles (os drones) vieram e para onde vão. 

Apesar disso, porém, “por algum motivo eles não querem comentar”, segundo Trump. “Acho que seria melhor eles dizerem o que éNossos militares sabem e nosso presidente sabe. Por algum motivo, eles querem manter as pessoas em suspense.” 

Na última quinta-feira (12/12), o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, havia dito que os drones vistos em Nova Jersey eram “aeronaves operadas legalmente” e que não havia evidências, até aquele momento, de que eles representassem “ameaça à segurança nacional ou à segurança pública”. Segundo ele, os objetos voadores não eram estrangeiros e estavam sendo averiguados por órgãos de segurança e investigação, como o FBI. “(Os órgãos) estão trabalhando em estreita colaboração com as autoridades policiais estaduais e locais para fornecer recursos usando vários métodos de detecção para entender melhor sua origem.”

Na coletiva desta segunda, Trump afirmou que não acredita que os drones sejam inimigos, uma vez que, se fossem, o governo e os militares o explodiriam. “Mesmo que estivessem atrasados, eles o explodiriam.” Assim, ele concluiu que “algo estranho está acontecendo” e repete que “por algum motivo” o governo não quer contar aos cidadãos. 

A atividade dos drones levou o Aeroporto Internacional Stewart de Nova York a fechar temporariamente as pistas por cerca de uma hora, na última sexta-feira (13). 

O presidente eleito finalizou dizendo que o governo deveria contar à população o que há por trás dos drones e reforça que eles “estão muito perto de Bedminster”, o campo de Golfe dele. “Acho que talvez eu não passe o fim de semana em Bedminster.” 

Perguntado se havia recebido relatórios de inteligência sobre os drones, respondeu que não queria falar sobre o assunto. 

Mais Lidas