ESTADOS UNIDOS

Casa Branca diz que OVNIs vistos em Nova Jersey são drones operados legalmente

Porta-voz de segurança nacional do governo afirma que, até o momento, não há evidências que apontem ameaça à segurança pública nas aeronaves não tripuladas, mas que FBI e outras agências investigam. Políticos criticam "falta de informação" 

O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, disse, em pronunciamento nesta quinta-feira (12/12), que os OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) — que passaram a ser conhecidos como Fenômenos Anômalos Não Identificados (UAP, na sigla em inglês) — vistos sobrevoando Nova Jersey nas últimas semanas são aeronaves operadas legalmente.

Os objetos do tamanho de carros assustaram a população do estado norte-americano, principalmente no último domingo (8/12). De acordo com a Agência Nacional de Aviação, os objetos voadores começaram a ser vistos em novembro, mas, nos últimos dias, as aparições têm se intensificado.

Dezenas de pessoas teriam reportado episódios ao governo de Nova Jersey no domingo.  

Os drones foram observados primeiramente sobrevoando rios e aquíferos, e depois em diversos outros pontos do estado — inclusive perto de um arsenal de pesquisa e fabricação militar e sobre o campo de golfe de Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos. 

“Não temos evidências, até o momento, de que os avistamentos de drones relatados representem ameaça à segurança nacional ou à segurança pública”, disse o porta-voz nesta quinta. Segundo ele, os drones, ou “aeronaves não tripuladas”, não são estrangeiros; e o Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) averigua, junto ao Departamento Federal de Investigação (FBI), os avistamentos. “(Os órgãos) estão trabalhando em estreita colaboração com as autoridades policiais estaduais e locais para fornecer recursos usando vários métodos de detecção para entender melhor sua origem.” 

Kirby informou que “nenhum dos avistamentos visuais relatados” pelos cidadãos foi identificado. Ele esclareceu que, após revisão das imagens feitas por “tecnologias de detecção eletrônica muito sofisticadas”, a hipótese é de que os objetos avistados sejam, “na verdade, aeronaves não tripuladas que estão sendo operadas legalmente”. 

“A Guarda Costeira dos Estados Unidos está fornecendo suporte ao estado de Nova Jersey e confirmou que não há evidências de qualquer envolvimento estrangeiro de embarcações costeiras”, afirmou o porta-voz. “E, o mais importante, não há avistamentos de drones relatados ou confirmados em nenhum espaço aéreo restrito. 

Por fim, ele informa que o governo leva a sério “a ameaça que pode ser representada por sistemas de aeronaves não tripuladas”. Por isso, agências policiais e de investigação dão suporte ao estado, mesmo que, até o momento, “nenhuma atividade ou intenção maliciosa” tenha sido descoberta.  

O porta-voz da Casa Branca pede ao Congresso, porém, que aprove legislação que amplia autoridades antidrones, a fim de que o governo esteja “mais bem preparado para identificar e mitigar quaisquer ameaças potenciais a aeroportos ou outras infraestruturas críticas e para que autoridades estaduais e locais recebam todas as ferramentas de que precisam para responder a tais ameaças”. 

Críticas ao pronunciamento 

Alguns políticos, como o senador democrata Richard Blumenthal, de Connecticut — estado próximo a Nova Jersey —, não ficaram satisfeitos com a manifestação da Casa Branca sobre o assunto. “Deveríamos fazer uma análise de inteligência muito urgente e tirá-los (os drones) do céu, especialmente se estiverem voando sobre aeroportos ou bases militares”, disse ao portal britânico The Independent.  

O governo Biden deveria agir de forma mais agressiva contra esses drones que foram relatados. Nem que seja para dizer ao povo americano quem os possui, quem os está pilotando, o que eles são. A falta de informação é absolutamente inaceitável. 

Segundo a emissora norte-americana Fox News, o governador de Nova Jersey, o também democrata Phil Murphy, concorda com a Casa Branca e com autoridades policiais que os drones não parecem ser ameaça à segurança pública. O portal noticia, porém, que muitos legisladores estaduais e municipais pediram regras mais rígidas sobre quem pode operar aeronaves não tripuladas. 

Em uma audiência no Congresso, o diretor assistente do FBI, Robert Wheeler, disse que não sabe quem são os responsáveis pelos drones avistados em Nova Jersey nas últimas semanas. A organização pede que moradores que avistaram os objetos enviem fotos, vídeos e outras informações que possam ter sobre eles. 

Mais Lidas