COREIA DO SUL

Ídolos de K-Pop no Exército podem ter dispensa adiada por lei marcial

Medidas declaradas pelo presidente Yoon Sunkyeol nesta terça-feira (3/12) poderiam fazer com que soldados da ativa, inclusive integrantes de grupos como BTS, EXO e NCT, ficassem mais tempo na instituição

Na Coreia do Sul, homens de 18 a 28 anos de idade são obrigados a se alistar para serviço militar e raros são os que conseguem dispensa — nem mesmo a maioria dos venerados ídolos de K-pop conseguem esse feito. Com o estabelecimento de medidas relacionadas à lei marcial declarada pelo presidente Yoon Sunkyeol nesta terça-feira (3/12), soldados que geralmente cumprem um período de 18 meses de serviço poderiam ficar mais tempo na ativa. 

O portal sul-coreano Chosun reportou, cerca de duas horas após o anúncio do chefe de Estado, que soldados teriam recebido “notificação de adiamento de dispensa”. Apesar de nada ter sido dito a respeito, acredita-se que, com a suspensão da declaração, feita pelo presidente na madrugada desta quarta (4/12 — no horário do país), não será necessário que militares sirvam por mais tempo. 

Apesar disso, porém, o ex-presidente Moon Jaeil havia dito, por volta da 1h da manhã, para a população ter em mente “que é dever e missão dos militares neste momento se preparar para a crise de segurança causada pela declaração de uma lei marcial anticonstitucional”. 

Saiba quem são os astros de K-pop que se encontram em serviço militar neste momento e poderiam ter a dispensa adiada caso a lei marcial não tivesse sido suspensa. 

Seungyoon e Mino, do WINNER 

Sem as medidas e as consequências da lei marcial, Seungyoon seria dispensado no próximo dia 19 de dezembro (data coreana; 18, no Brasil). Último do grupo WINNER a se alistar, ele iniciou os serviços militares no dia 20 de junho de 2023 e atualmente serve como soldado ativo. 

Apesar de o colega de grupo Mino também estar em período de serviço ao Exército, ele atua como funcionário público, portanto deixa a instituição depois mesmo tendo se alistado antes. A saída dele está programada para acontecer no dia 23 de dezembro. 

RM, Jungkook, V, Jimin e SUGA, do BTS 

Os membros do grupo BTS se alistaram em períodos diferentes, mas devem deixar o Exército por volta de junho de 2025, caso nenhuma alteração devido à lei marcial aconteça. Dentre eles, RM, Jungkook, V e Jimin servem como soldados, enquanto SUGA atua como servidor público, por isso, independentemente de quaisquer medidas, será liberado mais tarde. 

Os integrantes mais velhos do BTS, Jin e J-Hope, alistados antes dos demais, foram liberados das atividades militares em junho e outubro deste ano, respectivamente. 

Sehun e Kai, do EXO 

Kim Jongin, o Kai, do grupo EXO, começou o serviço militar no dia 11 de maio de 2023. Ele deve voltar à vida civil em fevereiro de 2025; enquanto o companheiro de grupo Sehun, último do EXO a se alistar, em dezembro de 2023, deve finalizar as atividades em setembro. 

WOODZ 

Conhecido pelos fãs brasileiros como Luizinho, o solista WOODZ, que morou no Brasil durante a infância, serve às forças armadas da Coreia do Sul desde 22 de janeiro deste ano e deve encerrar as atividades militares em julho do ano que vem. 

Taeyong e Jaehyun, do NCT 

Os integrantes Taeyong e Jaehyun, do grupo NCT, adentraram o Exército em abril e novembro deste ano, respectivamente.  

Se forem contados 18 meses desde o início dos serviços, como é o esperado a não ser que algo excepcional aconteça, Tayong deve ser liberado em outubro de 2025, enquanto Jaehyun compõe o rol de artistas que deixam o Exército somente em 2026 — provavelmente em maio. 

Jeonghan, do Seventeen 

Primeiro membro do Seventeen a se alistar, Jeonghan serve como servidor público desde setembro deste ano. Ele também deve voltar à vida civil em 2026, alguns meses depois do que voltaria se estivesse atuando como soldado. 

Outros ídolos que servem ao Exército neste momento: 

  • Jay, Chanwoo e Bobby, do iKON 
  • Jooheon, Hyungwon e Kihyun (MONSTA X); 
  • Gwangil (LUCY); 
  • Dawon (SF9); 
  • DAWN. 

Mais Lidas