TRAGÉDIA

Sobe para 85 número de mortes em acidente de avião na Coreia do Sul

Investigações presumem que todos os tripulantes, com exceção de dois resgatados com vida, tenham morrido no acidente

O avião com 175 passageiros e seis tripulantes pegou fogo no aeroporto na cidade de Muan, Coreia do Sul, após sair da pista e colidir com uma cerca. Até o momento, 47 mortes foram confirmadas, todas as vítimas estavam na parte de trás da aeronave. (Photo by YONHAP / AFP) / - South Korea OUT / NO ARCHIVES -  RESTRICTED TO SUBSCRIPTION USE
       -  (crédito: YONHAP / AFP)
O avião com 175 passageiros e seis tripulantes pegou fogo no aeroporto na cidade de Muan, Coreia do Sul, após sair da pista e colidir com uma cerca. Até o momento, 47 mortes foram confirmadas, todas as vítimas estavam na parte de trás da aeronave. (Photo by YONHAP / AFP) / - South Korea OUT / NO ARCHIVES - RESTRICTED TO SUBSCRIPTION USE - (crédito: YONHAP / AFP)

Autoridades confirmam 85 mortes em acidente aéreo na Coreia do Sul. Aeronave da Jeju Air levava 181 pessoas, sendo 175 passageiros e seis tripulantes. Investigações presumem que todos os tripulantes, com exceção de dois resgatados com vida, tenham morrido no acidente.

O episódio aconteceu por volta das 9h da manhã de domingo (29/12), horário de Seul — 21h deste sábado (28/12) no horário de Brasília. Dos 175 passageiros, 173 eram sul-coreanos e 2 tailandeses.

O voo que saiu de Bangcoc, capital da Tailândia, pousava no aeroporto na cidade de Muan, 288km a sudoeste de Seul quando saiu da pista de pouso e colidiu com uma cerca. Impacto provocou uma explosão na aeronave. 

Segundo as investigações, a colisão com um pássaro pode ter causado acidente. A suspeita é de que a colisão com a ave tenha danificado o trem de pouso. Segundo testemunhas, os pneus do avião permaneceram inativos, possivelmente danificados, enquanto a aeronave tentava fazer um pouso forçado na pista. 

Todos os pousos e decolagens programados foram suspensos no aeroporto durante a operação de resgate. Duas pessoas foram resgatadas com vida do local. 

Leia também: Netanyahu será submetido a cirurgia de remoção de próstata

Uma investigação no local deve identificar a causa exata do acidente. O presidente interino do país, Choi Sang-mok, ordenou total esforço para as operações de resgate no local.

Esta é a segunda tragédia aérea em apenas quatro dias. Em 25 de dezembro, uma aeronave Embraer 190 com 67 pessoas a bordo caiu após ter sido supostamente atingida por estilhaços de um míssil quando sobrevoava a região de Grozny, capital da Chechênia, em território russo. 

Gabriella Braz
postado em 29/12/2024 00:48 / atualizado em 29/12/2024 01:26
x