POLÍTICA

Novo premiê francês espera formar um governo "neste fim de semana"

François Bayrou, nomeado em 13 de dezembro, deseja retomar o rumo de negociações

François Bayrou convidou as forças políticas para uma união, mas deixou de lado movimentos de esquerda  -  (crédito: MARTIN BUREAU)
François Bayrou convidou as forças políticas para uma união, mas deixou de lado movimentos de esquerda - (crédito: MARTIN BUREAU)

O primeiro-ministro francês, François Bayrou, disse, nesta quinta-feira (19), em entrevista à emissora pública France 2, que espera formar um governo "neste fim de semana" ou, no mais tardar, antes do Natal.

Bayrou foi nomeado em 13 de dezembro para formar rapidamente um governo a fim de retomar as negociações para aprovar um orçamento, interrompidas após a moção de censura de 5 de dezembro, que fez cair seu antecessor Michel Barnier.

"Espero que possamos tê-lo [o orçamento] em meados de fevereiro. Não estou certo de poder fazê-lo", afirmou o primeiro-ministro, esclarecendo que tomaria como base o texto que estava sendo negociado antes da queda do governo de Barnier.

Ele também disse esperar que o até agora ministro do Interior, Bruno Retailleau, possa integrar o novo Executivo.

Quase uma semana depois de ser nomeado, Bayrou se reuniu, nesta quinta, com as forças políticas, com exceção da esquerda radical e da extrema esquerda, e convidou-as para se unirem a seu governo.

AFP
postado em 19/12/2024 22:00
x