RANKING

Quem é a única brasileira na lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo

A lista das mulheres mais poderosas do mundo de 2024 pela revista Forbes considera quatro métricas principais: dinheiro, mídia, impacto e esferas de influência

Tarciana Medeiros tomou posse como presidente do Banco do Brasil em 16 de janeiro de 2023 -  (crédito: Fernando Santos/Divulgação BB )
Tarciana Medeiros tomou posse como presidente do Banco do Brasil em 16 de janeiro de 2023 - (crédito: Fernando Santos/Divulgação BB )

Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, é a única brasileira na lista da revista Forbes das 100 mulheres mais poderosas do mundo em 2024. Ela ocupa a 18ª posição do ranking liderado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e divulgado nesta quinta-feira (12/12).

Em segundo lugar na lista aparece a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde. Em seguida estão a primeira-ministra da Itália, Giorgina Meloni, e a primeira mulher a presidir o México, Claudia Sheinbaum.

Outro destaque é a cantora Taylor Swift, na 23ª posição. A Forbes destacou que a artista norte-americana não está apenas quebrou recordes de turnê com Eras Tour, mas também está "reescrevendo a economia da indústria musical". Beyoncé aparece em 35º lugar, Oprah Winfrey em 33º e Rihanna em 76º.

A lista das mulheres mais poderosas do mundo de 2024 considera quatro métricas principais: dinheiro, mídia, impacto e esferas de influência. "O resultado são 100 mulheres em setores como finanças, tecnologia e mídia, que juntas comandam um poder econômico de US$ 33 trilhões (cerca de R$ 200 trilhões) e influenciam mais de 1 bilhão de pessoas", cita a Forbes.

"Essas líderes provam que, em um mundo onde a transformação é a moeda da influência, as mulheres não estão apenas participando das mudanças – elas estão moldando o futuro. E, por essa métrica, o poder coletivo feminino está em ascensão", acrescenta a revista.

Quem é Tarciane Medeiros?

Tarciana Medeiros tomou posse como presidente do Banco do Brasil em 16 de janeiro de 2023. Ela tornou-se a primeira mulher negra a ocupar o posto na instituição. Nascida em Campina Grande, na Paraíba, foi feirante e professora antes de passar, há mais de 20 anos, no concurso do Banco do Brasil.

No Instagram, a presidente do Banco do Brasil disse que sente alegria e honra por fazer parte do ranking da Forbes pelo segundo ano consecutivo. Em 2023, ela ocupou a 24ª posição.

"Só tenho a agradecer pelo reconhecimento. Destaco que não é só meu. Ele pertence a todos os colegas e parceiros que fazem das estratégias e ações à frente do Banco do Brasil realidades que transformam a vida de tantas comunidades no Brasil e no mundo", afirmou.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

"Espero que ver uma brasileira em um ranking desses seja inspiração para nossas meninas por todos os cantos do país. Acreditem, estudem, se preparem e invistam em seus sonhos. É possível chegar aonde vocês quiserem", acrescentou Tarciana.

Veja a lista completa das 100 mulheres mais poderosas do mundo neste link.

Aline Gouveia
postado em 12/12/2024 15:01 / atualizado em 13/12/2024 08:16
x