Marcela Alcázar Rodríguez, 33 anos, morreu após realizar um ritual de limpeza espiritual em Durango, no México. Em 1º de dezembro, a atriz mexicana sofreu vômitos e diarreia intensas depois de ter aplicado Kambo — substância venenosa, conhecida como "vacina do sapo" ou "veneno do sapo", extraída da rã amazônica kambô — na pele.
Segundo testemunhas, mesmo a atriz sofrendo de reações graves ao veneno, o retiro inicialmente havia negado atendimento médico antes de Marcela ser levada, por um amigo, para um hospital da Cruz Vermelha, onde foi dada como morta. A procuradoria Geral do Estado de Durango iniciou a investigação a fim de esclarecer as circunstâncias exatas da morte. O suposto pajé responsável pelo ritual, Jonathan Fernando Durán, está foragido.
- Leia também: Jornalista brasileiro é assassinado no México; federação alerta para perigos da profissão
Marcela Alcázer participou de curtas-metragens, séries e filmes gravados em Durango. A produtora em que trabalhava, a Mapache Films, publicou uma nota nas redes sociais, lamentando a morte da atriz.
Leia a tradução da nota na íntegra:
"Com profundo pesar, lamentamos o falecimento da nossa querida companheira e amiga, Marcela Alcázar Rodríguez.
Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e em nossa comunidade de trabalho. Sua dedicação, alegria e compromisso marcaram profundamente todos que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado.
Estendemos nossas mais sinceras condolências à sua família e seus amigos.
Te recordaremos sempre com carinho e gratidão."
Ver essa foto no Instagram
*Estagiário sob a supervisão de Roberto Fonseca