Em 2021, um cadáver encontrado em um hotel em São Francisco, Califórnia, foi identificado como James Robinson. Com pesar, a família recebeu o corpo e decidiu cremá-lo. Este ano, porém, Robinson foi encontrado vivo nas ruas da cidade.
Quem morreu no Hotel Dahlia em 2021 era Jacob Bruce Chrisinger, vítima de uma overdose. O cadáver foi identificado erroneamente pelos legistas como James Robinson, que, assim como Chrisinger, vivia em situação de rua.
Quando receberam a notícia do suposto falecimento, parentes de Robinson colocaram as "cinzas dele" em um altar na casa da família. Mas um amigo passou pelo bairro de Tenderloin há algumas semanas e o viu nas ruas. Depois de um exame de DNA, foi comprovada a identidade.
Os familiares de Chrisinger, o homem que realmente morreu no hotel, foram informados sobre a morte dele há duas semanas. Ele era considerado desaparecido.
"Passei os últimos três anos procurando por ele, buscando em casas de apoio, centros de reabilitação, hospitais e prisões", afirmou o irmão do morto, Charles Hines.
A família aponta de Chrisinger tinha 1,65 m de altura e não poderia ter sido confundido com Robinson, que é "bem mais alto".
O laboratório que identificou o corpo incorretamente disse à imprensa dos EUA que está em contato com os familiares e que devolverá as cinzas à família certa.
Depois de ser encontrado, Robinson se recusou a entrar em um programa de reabilitação e encontra-se desaparecido.