A vice-presidente Kamala Harris fez na noite desta quarta-feira (6/11) o discurso de concessão após derrota nas eleições à presidência dos Estados Unidos. Mais cedo, a imprensa norte-americana noticiou que a democrata havia ligado para o adversário republicano, Donald Trump, para parabenizá-lo pela vitória das eleições.
Previsto para as 18h, de acordo com o horário de Brasília, o discurso começou por volta das 18h24, na Universidade Howard, pela qual a vice-presidente se formou nos cursos de ciência política e economia. A fala foi breve e levou cerca de 13 minutos.
Kamala agradeceu ao público e começou o pronunciamento afirmando que o coração dela estava cheio de gratidão. Ela reiterou que o resultado das urnas não havia sido o que ela esperava, mas que, pelo voto, “a luz da promessa dos Estados Unidos sempre vai brilhar por todos”.
“Estou muito orgulhosa da campanha que fizemos”, anunciou a vice-presidente, que agradeceu também a apoiadores, familiares, ao presidente Biden, a personalidades democratas, ao time, a voluntários e todos aqueles que trabalharam junto a ela. Para Harris, todos eles estão “unidos pelo amor ao país”.
- Leia também: Os principais pontos do discurso da vitória de Trump
Kamala orientou os apoiadores, principalmente, a que, mesmo que estivessem chateados, devessem aceitar os resultados da eleição; e mencionou que, mais cedo, conversou com o presidente eleito Donald Trump sobre uma “transferência de poder em paz”. Segundo ela, é isso que diferencia uma democracia de uma monarquia ou de uma tirania, honrando não apenas partidos, mas a própria constituição dos EUA.
Harris reafirma o compromisso de lutar pela dignidade e ideias de todas as pessoas: para que mulheres possam tomar decisões sobre o próprio corpo, para que escolas e a população vítima de violência sejam protegidas e, principalmente, para que a busca pela democracia seja sempre defendida. “Isso eu nunca vou desistir de realizar”, declarou, confirmando a vigília pelo estado de direito e por direitos fundamentais que devem ser respeitados. “Vamos continuar a nossa batalha e vamos fazer isso de uma forma silenciosa, com bondade e respeito.”
Por fim, estimulou os apoiadores, principalmente os mais novos, a nunca desistir e a nunca deixar de tentar fazer do mundo um lugar melhor. “Aos jovens que nos assistem agora, tudo bem ficar triste, mas vai ficar tudo bem. Às vezes a luta leva um tempo, mas não significa que a gente não vai vencer no fim.”
- Leia também: Quando Donald Trump assume a presidência dos EUA?
Para a vice-presidente, este é o momento de se organizar e de se engajar, a fim de se fazer o futuro que se espera. “Apenas quando está escuro o suficiente é possível ver as estrelas”, afirmou. Embora se esteja entrando em um momento de escuridão, segundo ela, a luz do otimismo, da fé, da verdade e do serviço vão prevalecer.
“Que deus abençoe vocês e que deus abençoe os Estados Unidos da América”, finalizou Kamala Harris.
Trump venceu a democrata na corrida à presidência dos Estados Unidos na manhã desta quinta-feira, tanto no que diz respeito ao Colégio Eleitoral, quanto no voto popular. Mais cedo, a imprensa norte-americana afirmou que assessores teriam dito que o discurso da vice-presidente não teria sido trabalhado tanto pela equipe antes desta quarta-feira, uma vez que não se esperava que os resultados da corrida eleitoral estivessem certos a esta altura.
Saiba Mais