Estados Unidos

Proposta para ampliar direito ao aborto fracassa na Flórida

A proposta buscava permitir o aborto até cerca de 24 semanas de gestação e exigia 60% de votos favoráveis

Um apoiador do ex-presidente dos EUA e candidato presidencial republicano Donald Trump gesticula enquanto eles se reúnem perto de seu resort Mar-a-Lago em Palm Beach, Flórida, no dia da eleição, 5 de novembro de 2024.  -  (crédito: Giorgio Viera / AFP)
Um apoiador do ex-presidente dos EUA e candidato presidencial republicano Donald Trump gesticula enquanto eles se reúnem perto de seu resort Mar-a-Lago em Palm Beach, Flórida, no dia da eleição, 5 de novembro de 2024. - (crédito: Giorgio Viera / AFP)

Uma consulta de iniciativa cidadã para ampliar o direito ao aborto para além das seis semanas de gestação fracassou nesta terça-feira (5) no estado americano da Flórida, anunciaram os canais de TV ABC e NBC.

A proposta buscava permitir o aborto até cerca de 24 semanas de gestação e exigia 60% de votos favoráveis, o limiar mais exigente entre os dez estados que organizaram consultas sobre esse tema paralelamente às eleições presidenciais.

Os defensores do direito ao aborto esperavam que o terceiro estado mais populoso do país voltasse a se tornar um refúgio para as mulheres do sudeste.

Quase todas as consultas sobre o tema buscam consagrar o direito ao aborto em estados onde ele ainda é legalizado, ou reverter as restrições ou proibições aprovadas desde 2022.

Após a decisão histórica da Suprema Corte americana que anulou a proteção federal ao aborto, os estados recuperaram a liberdade plena para legislar sobre o assunto.

O aborto esteve no centro da campanha da candidata democrata à Presidência, Kamala Harris, que se posicionou como defensora dos direitos das mulheres e denunciou as situações terríveis que algumas delas precisam enfrentar devido às restrições.


postado em 06/11/2024 05:36
x