Kamala Harris, candidata à Presidência dos Estados Unidos da América (EUA), afirmou que antecipou o voto nas eleições presidenciais por meio do sistema postal, neste domingo (3/11). O pleito ocorre na próxima terça-feira (5/11), mas diversos estados permitem que os eleitores votem antecipadamente pelos correios.
"Acabei de preencher minha cédula de votação pelos correios", afirmou a candidata, em coletiva de imprensa. Kamala vota na Califórnia, para onde a cédula foi enviada. Ela também publicou um vídeo nas redes sociais incentivando as pessoas a votarem. Mais de 76 milhões de americanos já votaram antecipadamente, segundo o Laboratório Eleitoral da Universidade da Flórida.
"Você merece o melhor"
Na noite deste domingo, Kamala também publicou um balanço de tudo o que viu durante a campanha e destacou pautas que defende, como a diminuição dos custos. Em uma publicação, ela também observou que direitos fundamentais estão sendo afetados pela polarização política no país.
Como presidente, Kamala se comprometeu a fazer uma gestão nova, reduzindo os preços de mantimentos, moradia e medicamentos. A democrata também prometeu lutar pela liberdade de escolhas e proteger os benefícios de saúde e previdência social.
“A grande maioria das pessoas em nosso país tem muito mais em comum do que o que as separa (...) Acreditamos uns nos outros. Acreditamos em nosso país”, defendeu Harris ao convocar os cidadãos a construírem um país melhor juntos, em resposta à divisão política.
Ver essa foto no Instagram
Já o republicano Donald Trump investiu o último dia de campanha na Pensilvânia, o maior dos sete Estados que devem decidir a eleição presidencial dos EUA nesta semana. Ele também convocou os eleitores a votarem.
“Tudo o que temos lutado tanto para alcançar nos últimos nove anos se resumirá nos próximos dias. este momento não virá novamente. Para o bem de sua família, seu país e sua liberdade, você tem que sair e votar”, disse.
Disputa
As pesquisas de opinião mostram um confronto acirrado entre os candidatos. Segundo os levantamentos, a atual vice-presidente Kamala tem forte apoio entre os eleitores do sexo feminino, enquanto o ex-presidente Trump ganha terreno com os eleitores hispânicos, principalmente homens.
De acordo com a pesquisa Reuters/Ipsos, os eleitores têm uma opinião desfavorável sobre os dois candidatos, mas isso não os deve dissuadir de votar.
Segundo o o Laboratório Eleitoral da Universidade da Flórida, mais de 76 milhões de americanos já votaram antecipadamente, quase a metade do total de 160 milhões de votos recebidos em 2020, que registrou o maior comparecimento dos eleitores dos EUA em mais de um século. O voto não é obrigatório no país.